Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Minuto Zero

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

Minuto Zero

04
Set11

Área de Ensaio

Pedro Santos

A Caminho do RWC 2011

 

       Está tudo pronto para o arranque do mundial. Na próxima sexta-feira assistiremos ao pontapé de saída entre os anfitriões e os vizinhos de Tonga, o problema é mesmo a hora do jogo, 09.30 da manhã em Portugal. Aliás os horários serão mesmo um problema. Devido à diferença horária iremos ter jogos às 02.00, 03.00 ou 04.00 da manhã, o que não é agradável, mas como só podemos assistir a este torneio de 4 em 4 anos, lá se faz o sacrifício de perder umas horas de sono.

      

Quem pensa que neste RWC irá assistir a jogos de grande espectáculo está redondamente enganado. Logicamente iremos ver momentos de magia, ou não estivessem presentes os melhores da modalidade, contudo, e ao que tudo indica iremos ver a defesa a sobrepor-se ao ataque. Iremos ter um jogo mais fechado nos avançados, mais jogo no chão e com as fases estáticas a ganhar extrema importância. O jogo nos defesas será pouco ou nenhum, bola de mão para mão só quando houver a certeza de não se errar, porque nestes jogos um erro paga-se muito caro. O jogo ao pé será também uma constante, logo as grandes estrelas serão os chutadores.

       E não é difícil fazer esta análise, basta ver os últimos jogos entre as grandes selecções. Por exemplo o RWC 2007 em França, teve uma final onde não se marcou um único ensaio. O jogo entre África do Sul e Inglaterra (15-6) foi decidido nos pontapés aos postes, onde Percy Montgomery se sobrepôs a Wilkinson. Mesmo nos dois jogos das meias – finais apenas se marcaram 5 ensaios (e 3 foram da África do Sul).

       Portanto não existem provas de que este ano será diferente. Basta esperar e desfrutar, porque 4 anos de espera já é muito.

 

       É também por esta altura que as equipas nacionais começam a sua preparação. A um mês do inicio dos campeonatos ainda todas as aspirações são possíveis. È hora de começar a queimar os excessos do Verão, a integrar os novos elementos e a definir os objectivos de uma época que só acabará em Abril/Maio do próximo ano.

       A partir de Outubro cá estarei para analisar os jogos dos dois campeonatos principais do nosso país, não tem grande espectacularidade nem grande emoção, mas é o que temos, e como tal merece ser analisado.

 

By Pedro Santos

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.