Domingo, 21 de Agosto de 2011
Área de Ensaio

Análise ao Mundial - Grupo D

 

 

       O Grupo D promete ser um dos mais disputados do mundial. As equipas que o compõem são todas elas bastante equilibradas, e prometem bastante espectáculo e equilíbrio na disputa pelos dois lugares que dão vagas nos oitavos de final.

       O grupo é composto pela África do Sul, País de Gales, Ilhas Fiji, Samoa e Namíbia. Todas elas são equipas que se conhecem bem, a titulo de curiosidade, África do Sul e Samoa, já haviam estado juntas no Mundial de 2007, bem como Fiji e País de Gales.

      

Se tudo correr como esperado, a África do Sul será sempre primeira classificada, e nem a má forma recente da equipa parece ser capaz de afastar a equipa desse posto. A luta verdadeira será pelo segundo posto. Tanto País de Gales como Fiji e Samoa irão lutar bastante por um único posto. O País de Gales vem de 3 bons resultados (uma derrota por números mínimos e uma vitória sobre a Inglaterra e uma vitória sobre a Argentina) e é uma equipa sempre a ter em conta, pois os seus jogadores são todos eles bastante experientes. As Ilhas Fiji, têm tido dificuldades em mostrar em XV os sucessos dos sevens mas mesmo assim, são uma equipa fortíssima, e Samoa venceu recentemente a selecção da Austrália, logo há muita qualidade do lado dos homens do Pacifico. Esta luta será, ao que tudo indica, um dos principais pontos de interesse do mundial. Aliás, se o encontro entre País de Gales e Fiji for como o de 2007, o espectáculo está garantido. A Namíbia, é uma das mais fracas equipas do mundial, e não parece ser capaz de lutar sequer pelo terceiro lugar.

       A classificação final deverá ser África do Sul, País de Gales, Samoa, Fiji e Namíbia. A passagem aos oitavos de final do País de Gales é uma aposta pessoal, pois neste momento creio que levam vantagem sobre os opositores, e o terceiro lugar deverá ser de Samoa.

       Mas o melhor é mesmo esperar para ver e seguir com atenção este interessante grupo, que certamente nos dará grandes momentos de rugby.

       O Tri Nation Series está a chegar ao fim. A África do Sul realizou este fim-de-semana o seu último jogo antes do Mundial, e finalmente apareceu a vitória. A vitória por 18-5 sobre a Nova Zelândia deveu-se a vários factores, primeiro o regresso de jogadores importantes como Bismarck du Plessis, Victor Matfield ou Gurthrö Steenkamp, que juntamente com Bakkies Botha, Morné Stein, Fourie du Preez ou Patrick Lambie, aumentam significativamente a qualidade da equipa. Depois uma melhoria significativa nas fases estáticas do jogo, um ponto que nos últimos jogos tinha sido muito criticado. E claro, há também que ressalvar que os All-Black jogaram com muito habituais suplentes o que reduziu a qualidade da equipa. A ideia principal é que a África do Sul vale mesmo mais do que aquilo que vinha mostrando, e se tudo correr bem estas equipas irão voltar a encontrar-se nas meias-finais do Mundial.

       O rugby na Europa também não tem parado, e este fim-de-semana houve vários jogos interessantes.

       A França deslocou-se até à Irlanda e teve de se aplicar para bater os “Homens de Verde” por 26-22. A Irlanda depois da derrota na Escócia perdeu novamente, o que a 18 dias do Mundial não é bom pronuncio. Os Irlandeses irão chegar ao Mundial sem uma vitória nos test-matches, se não vencerem a Inglaterra no proximo sábado.

       A Escócia continua em maré de vitórias, recebeu e bateu a Itália por 23-12. A Itália que já poucas hipóteses terá de chegar aos oitavos, mostrou que continua a não estar ao nível dos melhores da Europa e terá muito trabalho se quiser mais que o terceiro lugar. A pior notícia é a lesão de Nikki Walker que irá falhar a competição que se aproxima.

      O País de Gales conseguiu uma vitória importante sobre a Argentina por 28-13. Depois da vitória sobre a Inglaterra, os Galeses voltaram a mostrar que estão em excelente forma e que neste Mundial poderão ser uma agradável surpresa.

      Mais a Oriente, o Japão venceu os EUA, que depois dos maus resultados com o Canadá continua a somar maus resultados. Os Japoneses por sua vez, depois de uma derrota em Itália mostraram que não querem ter novamente o papel de "sacos de pancada" no Mundial, e creio que nesta competição iremos assistir a uma evolução no rugby nipónico.

 

By Pedro Santos

 



publicado por Pedro Santos às 18:37
editado por Minuto Zero em 11/11/2011 às 11:11
link do post | comentar

1 a zero:
De Sarah Saint-Maxent a 22 de Agosto de 2011 às 11:53
estou pela RSA e pelos pacíficos, sobretudo Samoa :)


De Pedro Santos a 22 de Agosto de 2011 às 21:32
o teu apoio é sempre assim tao abrangente? é que das 20 equipas só não apoias ai 2 ou 3. haja pulmão para gritar por estas equipas todas


De Sarah Saint-Maxent a 23 de Agosto de 2011 às 13:57
que aldrabice! não estou pela Áustralia, nem pela Inglaterra, Escócia, País de Gales ou Irlanda, nem pela França, nem pela Itália, nem pelo Canada, nem pela Geórgia, nem pelo Japão ou Namíbia, nem pela Roménia nem pela Rússia nem pelos EUA. são muito mais que 3 ou 4. hunfs.


De Pedro Santos a 23 de Agosto de 2011 às 20:51
ehehe sou capaz de ter exagerado.

Mas o que realmente sobressaí aqui é o entusiasmo e a forma como te mostrar interessada num desporto pouco popular entre nós, que provavelmente nunca jogaste e que não é propriamente cativamente para quem ve um jogo.
Acho mesmo muito porreira essa tua atitude, e só mostra que és realmente uma desportista.

Aliás, nem te conheço pessoalmente, mas já deu para perceber que esse interesse (e posso estar redondamente enganado) não é so em rugby e voleibol. há poucas pessoas relamente ecléticas nos desportos que seguem e gostam, e tu és uma delas.

É fixe contar contigo neste projecto, e é do caraças poder ver os teus comentários, a umas cronicas que decerto pouca gente lê.


De Sarah Saint-Maxent a 26 de Agosto de 2011 às 11:02
por acaso eu até acho que o rugby até é cativante para quem vê, mas provavelmente porque é um gosto meu à partida.
é certo que se não fosse o paizinho e o tiozinho a terem jogado quando eram miúdos, e a mãezinha a incutir-me o gosto pela modalidade desde criancinha, a história era diferente, mas assim... só tenho mesmo pena de não conseguir ver mais.


De Pedro Santos a 26 de Agosto de 2011 às 20:43
é muito giro, é cativante e não sei quê, mas jogar que é bom nada. custava muito ter seguido as pisadas da familia e ir para dentro do campo meter umas meninas no chão?


De Sarah Saint-Maxent a 27 de Agosto de 2011 às 18:20
o voleibol chamou mais forte. além disso, coitadinha de mim, a cena não ia funcionar em nenhuma das posições.


De Pedro Santos a 27 de Agosto de 2011 às 20:03
ha uma posição que era perfeita para ti, o "àguas", o tipo que esta ca fora a levar agua aos outros ;)


De Sarah Saint-Maxent a 28 de Agosto de 2011 às 18:28
oh, sem dúvida..!


De Óscar Morgado a 23 de Agosto de 2011 às 23:40
Sentem-se bem no vosso engraxamento mútuo?


De Pedro Santos a 23 de Agosto de 2011 às 23:49
para mim dizer o que penso não é dar graxa. o que escrevi é o que penso da sarah, como disse, baseado apenas no parco conhecimento que tenho dela.

tu és um gajo que, por exemplo, nao tens esse gosto por vários desportos. é bola ao cesto e pouco mais. e nao estou a criticar, simplesmente faço a distinção, porque tambem eu gosto de vários desportos.

Mas pronto se tu achas que é dar graxa, fica la com bicicleta que contiigo nem vale a pena discutir. picuinhas...


De Sarah Saint-Maxent a 26 de Agosto de 2011 às 11:00
sim, óscar!


De Pedro Santos a 26 de Agosto de 2011 às 20:39
pois o que eu sei é que alguem disse que ia voltar a escrever esta semana e até agora nada. 'tou à espera...


De Sarah Saint-Maxent a 26 de Agosto de 2011 às 20:43
eu disse talvez, mas acabei por não poder ver nada e não estive em casa para ter tempo para a escrever.
para a semana escrevo sin doubt.


De Pedro Santos a 26 de Agosto de 2011 às 20:45
fico à espera (ja agora que rapidez na resposta)


De Shyznogud a 27 de Agosto de 2011 às 18:21
ahah, foi pontaria, that's all. nem tinha reparado na hora de publicação.


Comentar post

pesquisar neste blog
 
Equipa Minuto Zero'
Links
Também Tu Podes Participar!

Participa na Equipa Minuto Zero'

subscrever feeds
Arquivo

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010