Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Minuto Zero

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

Minuto Zero

30
Jul11

A Guerra das Rosas

Pedro Salvador

Construir

 

 

 

Na crónica desta semana gostava de tratar de um tema que me tem escapando nas cronicas anteriores mas que considero de maior importância para o panorama geral do basquetebol português: a seleção nacional, que, por sinal, voltou a ser motivo de orgulho, ainda que numa competição amigável, para os amantes do basquetebol em Portugal.

Desde a chegada de Mário Palma ao leme da seleção portuguesa, tem-se sentido uma vontade de ganhar, e melhor que isso, um “cheirinho” a bom basquetebol, que na altura de Moncho López era raro aparecer.

A seleção está num processo de evolução positivo, que já não se via há algum tempo. E, melhor ainda, a mentalidade da seleção parece ser outra, já a começar pelas palavras de Mário Palma após ter ganho o Torneio de Guimarães. "Temos o objetivo de garantir que o basquetebol português está de regresso, e até agora estamos no bom caminho, temos 7 jogos e 7 vitórias e defrontámos equipas difíceis.", disse o técnico. A defesa mudou, e a mentalidade tambem. E como objectivo dessa mudança, podemos retirar 3 vitórias contra formações, à partida, superiores, vencendo por 9 pontos a seleção Angolana (possivelmente a melhor formação africana), o Irão, presente no último Mundial, por 6, e a seleção da Roménia por uns espantosos 31 pontos.

Pode-se dizer que as seleções que defrontaram a formação nacional não estavam completas, mas a verdade é que Nuno Cortez esteve ausente por lesão, pelo que os Portugueses não estavam também na sua máxima força.

Mário Palma está, neste momento, a construir. A construir uma equipa, a construir uma mentalidade ganhadora, a construir um futuro para o basquetebol nacional. E a convocatória com vários jovens nos últimos jogos (Tomás Barroso, Marco Gonçalves e Cláudio Fonseca, por exemplo).

O “estado de graça” do basquetebol da seleção quase faz lembrar o ambiênte de euforia que rondava o grupo no Eurobasket 2007.

A seleção portuguesa vai no bom caminho. Óptimo até. Boas convocatórias, boas exibições, bons resultados, tudo parece sobre rodas para enfrentar a fase adicional de apuramento para o Eurobasket '11.

Com este tipo de mentalidade, podemos novamente ir longe...

1 comentário

Comentar post