Sábado, 16 de Julho de 2011
Primeiras notas

1. Depois do problemático estagio na Suíça, o Benfica acelera a sua preparação para aquele que parece ser o primeiro teste de força, não só em termos de qualidade, mas sobretudo, em termos de atitude competitiva.

O duelo com o Trabzonspor, será, mais do que a prova do crescimento colectivo, um duro teste anímico, face a uma segunda mão num ambiente adverso, face a um adversário que faz do espírito guerreiro arma fundamental.

Enquanto não chegam os primeiros jogos oficiais, deixo nota de vários pormenores que tem deixado os primeiros 4 jogos disputados.

Na defesa, André Almeida, Wass e Roderick, dificilmente ficaram no plantel. Miguel Vítor poderá ser interessante, sobretudo pela necessidade de cumprir com os mínimos impostos pela UEFA, quanto a jogadores formados no clube. Esta mais maduro, cresceu fisicamente, fez lhe bem o tempo em Inglaterra. Jardel dificilmente sairá do banco esta temporada, com Luisao e Garay como amplos favoritos a um lugar no 11.

Na esquerda os maiores problemas. Será necessário contratar um jogador que, de facto, garanta rendimento imediato, podendo integrar-se o mais rápido possível no eixo. Carole, constitui uma aposta com futuro, jogador com potencial, e, ao contrario do que tem sido dito, não esta dispensado por Jorge Jesus, mas sim, na selecção francesa que vai estar na Colômbia a disputar o mundial de Sub-20.

No meio-campo, o nível de competitividade esta temporada será com toda a certeza enorme. Matic, apesar de jogar fora de posição habitual, para já, tem claramente muito potencial a explorar. Mas mais do que Matic, jogadores como Enzo Perez, Bruno César ou Witsel, deixam claramente a indicação, de que, devidamente integrados serão jogadores muito acima da media. Enzo será, depois da saída de Di Maria, o flanqueador de maior capacidade de definição. Não será tão forte no 1x1, mas tem um entendimento do jogo bem mais capaz do que o companheiro de selecção, agora ao serviço do Real Madrid. Depois, define cada lance com um critério muito cuidado, seja com cruzamentos perigosos, seja com passes para as costas da defesa, seja em progressão e remate.

Bruno César, parece demasiado lento para ser verdadeiramente um ala, mas a sua capacidade técnica, de passe e leitura de jogo, encaixa num perfil de interior, que juntamente com jogadores com grande disponibilidade técnica como Aimar, Saviola, Perez ou Gaitan. Jogador interessante sem duvida.

Quanto a Witsel, confesso que terá sido a contratação que mais me empolga. Na Bélgica, jogava num meio-campo a 3, de grande qualidade, próximo de um jogador de enorme capacidade técnica e de organização de jogo: Defour. Witsel, era, no Standard, o complemento perfeito a este jogador. Tem enorme potencial atlético, sabe sair com bola, joga simples, equilibra, tem uma intensidade de jogo que lhe permitiria jogar, seja em Portugal, seja em Inglaterra. Jogador de Top.

Nolito, Gaitan, Amorim, devem completar o leque de opções, garantido uma competitividade interna de grande nível.

No ataque, a grande duvida será mesmo a que nível ira estar Saviola. Este pormenor será decisivo na temporada encarnada.

 

2. Grande noticia, sobretudo para aqueles que não querem dispor de 25 euros mensais para ter Sporttv. A Benfica TV, anunciou, 180 jogos internacionais só, ate ao final do ano, pelo que mais deveram ser conseguidos para 2012. Ao que tudo indica, para alem da pré-temporada de alguns maiores clubes do futebol europeu, garantiu também jogos de qualificação para o Mundial de 2014 da zona sul-americana. Nao esta confirmado, mas espero também que garanta a transmissão dos principais jogos do brasileirao e campeonato argentino, aos quais se podem juntar ligas como a Holandesa ou a Turca. Os adeptos de futebol, benfiquistas ou não, agradecem.

 

By Tiago Luís Santos

 



publicado por Minuto Zero às 14:04
link do post | comentar

pesquisar neste blog
 
Equipa Minuto Zero'
Links
Também Tu Podes Participar!

Participa na Equipa Minuto Zero'

subscrever feeds
Arquivo

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010