Quarta-feira, 13 de Julho de 2011
Em Frente

Milhões e Ambições

 

        Nem oito, nem oitenta. A realidade leonina é que actualmente dispõe de meios financeiros suficientes (e mesmo exagerados) para lutar apenas por um terceiro lugar e insuficientes para a luta pretendida pelo título nacional, pelo menos aparentemente. Não vale mesmo a pena comparar os orçamentos do Sporting com os rivais da segunda circular e com os do Porto. Um jogador que custe ao Sporting mais de cinco milhões de euros, perante o exigente tribunal de Alvalade, tem o dever de assumir prontamente uma posição de destaque na equipa. No Benfica e no Porto existe a possibilidade de, por valores idênticos, assumir erros provenientes de verdadeiros tiros no escuro. Teoricamente o clube leonino começa já a época arrumado no terceiro lugar, devido a erros no passado que comprometeram a saúde financeira da instituição. Todavia a época de 1999/2000 (eram tempos mais desafogados é certo, mas o plantel era bem menos cotado que o do então penta-campeão FC Porto) provou que tudo pode acontecer com um colectivo coeso e pragmático.

 

 

        Foram várias as contratações a custo reduzido do clube e nem de outra forma poderia ser. De forma a combater o domínio dos outros dois grandes de Portugal é necessário uma elevada astúcia e um rico conhecimento do mercado nacional e internacional. A contratação de internacionais holandeses, argentino e jogadores de elevado potencial que podem levar a futuros encaixes financeiros importantes para a saúde do clube, revelam-se assim uma boa estratégia de Carlos Freitas e Luís Duque. Se considerarmos ainda que o treinador Domingos Paciência tenha tido os jogadores que exigiu (Rodriguez e Luís Aguiar) então melhor ainda. Teoricamente partimos então atrás, mas na prática a dinâmica leonina 2011/2012 pode realmente dar alguns frutos. Pode dar uma, duas taças, pode não dar nada, mas aparentemente deverão o plantel e os resultados sofrer melhorias relevantes em comparação com as últimas duas épocas, verdadeiras tragédias para a massa adepta leonina.

 

        Com a possibilidade que o Sporting tem, elogiando neste ponto a direcção, de poder contar com grande parte da estrutura que levou o Braga ao ponto de potência emergente no panorama nacional e internacional (Carlos Freitas, a equipa técnica e determinados jogadores), poderá o Sporting ser uma ameaça perante os milhões dos rivais? Só o tempo o dirá.

 

Saudações Leoninas,

by Jorge Sousa



publicado por Jorge Sousa às 20:15
link do post | comentar

1 a zero:
De João Perfeito a 14 de Julho de 2011 às 00:02
Concordo em pleno com o artigo. Aquilo que gostava de acrescentar é que felizmente o futebol português está a subir a olhos vistos. Se calhar esta equipa do Sporting era suficiente para bater o Porto nalgumas épocas do penta. Mas 12 anos mais tarde é evidente que Porto e Benfica evoluiram duma forma gigantesca. Os dragões assumiram-se no primeiro pelotão europeu e o Benfica consegiu em 2009/2010 24 vitórias no cmapeonato e em 2010/2011- 25 vitórias em 26 jogos em competições nacionais. Números impressionates, apra não falar da ascenção meteórica do Braga que foi melhor que o tetra do Porto.

Por tanto o Sporting será em princípio claro terceiro e se quiser lutar num futuro próximo pelo título terá que fundamentalmente perceber que a tónica para o sucesso só pode construir-se a médio/longo prazo.

Se a pressão e a exigência do tribunal de Alvalade perante Domingos e os seus comandos for apenas na vertente positiva, aí sim desconfiu que estará lançada a primeira semente- para pouco tempo mais tarde colher o fruto- Sporting de regresso à ribalta do futebol nacional.

Por isso, mais do que falar em objectivos internos, penso que o SPorting tem de pensar exteriormente. Dadas as características psicológicas, técnicas e tácticas de Domingos o Sporting tem tudo para ser uma equipa forte nos jogos a eliminar. Chegar longe na Europa, 3º lugar a menos de 10 pontos do campeão e vencer a Taça da Liga ou de Portugal serão objectivos ao alcance da turma leonina...


De Steve Grácio a 14 de Julho de 2011 às 13:15
eu aposto no Sporting este ano, pelo menos em ficar à frente do Benfica...


De Pedro Salvador a 14 de Julho de 2011 às 14:01
Creio que o Sporting este ano pode fazer um excelente campeonato, a ponto de voltar a lutar pelo titulo até ao fim. As contratações, até agora, foram bem efectuadas, todas elas por somas não muito avultadas (o Ricky seria a excepção à regra mas quem já conhecia o jogador antes sabe que a sua aquisição foi um grande negócio), parece existir um bom ambiente no balneario e de notar que o Sporting tem, a meu ver,um dos melhores treinadores da Liga. É esperar que a equipa se habitue aos novos métodos de Domingos, que os reforços se adaptem minimamente bem ao clube, o que até agora parece estar a acontecer pelo que leio na comunicação social, e acho que estão lançadas as condições para uma boa época.


De João Perfeito a 14 de Julho de 2011 às 15:17
É muito raro uma equipa montada d eum momento para o outro render nas provas a eliminar e no campeonato. Face à necessidade urgente de ganhar títulos e face às características do próprio treinador acho que o Sporting vai longe nas competições a eliminar, mas na Liga terá dificuldades em ter mais de 21/22 vitórias. O Porto dificilmente terá menos de 24/25 por isso penso que será quase impossível lutar até ao fim pelo título. O Benfica se não perder ninguém poderá fazer também 23/24. O segundo lugar é possível para os leões, embora me pareça improvável. Agora o primeiro. Ou muito me engano, ou é quase impossível. Este Porto é mesmo de outro campeonato. Se Falcão sair Kléber e Walter são também matadores. Se sair Hulk aí é que as coisas são diferentes.


Comentar post

pesquisar neste blog
 
Equipa Minuto Zero'
Links
Também Tu Podes Participar!

Participa na Equipa Minuto Zero'

subscrever feeds
Arquivo

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010