Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Minuto Zero

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

Minuto Zero

06
Jul11

Porque a vida também é feita a correr...

João Perfeito

E a saga juvenil continua…

 

                   No pretérito fim-de-semana, 2 e 3 de Julho, decorreu na Pista Gémeos Castro os Campeonatos Nacionais de Esperanças (Sub 23) na qual o Benfica sagrou-se campeão Nacional tanto em masculinos como em femininos.

                    Depois de na presente temporada a formação da Luz ter arrecado todos os títulos possíveis em pista coberta na formação (sub 23 masculinos e femininos; juniores masculinos e femininos) e de na passada temporada apenas ter visto fugir o título masculino de juniores em pista coberta e o de sub 23 em femininos o Benfica soma no total 12 títulos em 14 possíveis nos escalões de formação. Algo notável e ainda mais abrilhantado pela enorme diferença pontual e pelo facto de infelizmente essa clivagem ter tendência para aumentar.

                   Em femininos a diferença foi de 34,5  pontos (136,50 SLB – 102 SCP). Contudo o que dizer do sector masculino onde (150 SLB- 79,5 SCP). O Benfica ficou a escassos 10 pontos de dobrar a pontuação do Sporting!

                   Convém explicar que nestes campeonatos, tal como em todos os de formação um clube pode pontuar mais do que uma vez numa prova. Todos os atletas que tiverem mínimos podem participar, por isso cada clube, pode ter os atletas que quiser (caso façam mínimos) para cada prova. Isto fez com que o SLB aumentasse ainda mais a diferença.

                  Por outro lado apesar desta diferença abrupta de resultados é de assinalar as prestações dos Sportinguistas: Francisco Belo, Irina Rodrigues e Vera Barbosa.

                 Vera Barbosa, depois da excelente prestação no europeu por equipas em Estocolmo, voltou a estar em grande forma, batendo o recorde nacional sub 23nos 400 metros barreiras. Francisco Belo e Irina Rodrigues duas promessas dos lançamentos nacionais venceram categoricamente o peso e o disco e ainda conseguiram vencer nas suas não especialidade (peso para Irina e Disco para Francisco). Este parece-me um dado preocupante.  

                 Estes jovens pretendem suceder a Marco Fortes, o recordista nacional do peso que mantém também excelentes prestações nacionais no disco. O facto de uma atleta conseguir ter rendimento nacional assinalável em duas provas tão distintas é preocupante, porque repercute a falta de competitividade que ambos os sectores têm. Com isto quero dizer, que nos falta claramente um lançador de disco de qualidade nos sub 23, senão Francisco Belo jamais seria campeão, o mesmo sucedendo com Irina no peso.

                 Mas em destaque nestes nacionais está também Miguel Moreira. O último júnior luso a representar Portugal nuns Mundiais venceu os 1500 e os 800 metros. Batendo nesta última prova o actual campeão nacional júnior e sub 23 Jorge Batista. Um triunfo surpreende e renhido- separado por poucas centésimas. Depois duma má época de corta-mato Miguel Moreira mais uma vez a não deixar os seus créditos por mãos alheias e a triunfar neste seu primeiro ano de sub 23.

                Destaque ainda para o fervoroso despique entre José Costa, Vitór  Carranca e Jorge Santa Cruz nos 5000 metros, onde  o primeiro, actual campeão nacional de estrada de sub 23 voltou a provar toda a sua valia em provas de fundo. Nas barreiras (Eva Vital) e comprimento (Marcos Chuva) vitórias sem histórias de duas das maiores promessas lusas.

                Por fim, felicitações para Catarina Carvalho que bateu o recorde nacional de júnior nos 3000 metros obstáculos, só perdendo para a sempre consistente Carla Salomé Rocha.

               No próximo fim-de-semana os melhores juniores nacionais disputaram o campeonato nacional em pleno Estádio Universitário. Uma prova a que mais uma vez o Benfica assume sério favoritismo e onde Rui Pinto, Emanuel Rolim, Rúben Miranda,Tiago Aperta e Eva Vital serão algumas das cabeças de cartaz deste prestigiado evento.

 

By João Perfeito

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.