Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Minuto Zero

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

Minuto Zero

12
Jun11

Área de Ensaio

Pedro Santos

O “Parente Pobre” do Desporto Nacional

 

 

     

       Na passada sexta–feira, 10 de Junho às 19:00 horas, mudei de canal para a RTP 2 e nada. Coloquei na Sport TV e nada (em nenhum dos 3 canais), tentei na Eurosport mesmo sabendo que teria pouco sucesso. O resultado foi o mesmo dos outros canais.

       Perante este desinteresse, ninguém diria que uma Selecção Nacional estava a defender o nome do país numa prestigiada competição internacional.

Mas estava. A esta hora, a Selecção Portuguesa de Rugby defrontava, em Bucareste, a equipa Argentina Jaguares, na primeira jornada do IRB Nations Cup deste ano.

       Mas, primeiro, o que é o IRB Nations Cup? È uma competição sob a chancela do IRB (Internationa Rugby Board), que visa desenvolver e fomentar a competitividade em selecções que têm menos oportunidades de o fazer. Ao contrário das equipas que disputam o Torneio das 6 Nações ou o Tri Nations Cup, existem selecções que não entram em competição frequentemente e esta estratégia passa por dar experiência de competição a selecções mais fracas. Na Europa existe o IRB Nations Cup, na Ásia/Pacifico o Pacific Nations Cup e na América, o Americas Rugby Championship.

       O IRB Nations Cup disputa-se anualmente desde 2006, e esta é a segunda vez que a Selecção Portuguesa é convidada a participar. Na edição deste ano estão também presentes a Geórgia, a anfitriã Roménia, a Namíbia e duas equipas convidadas, os Argentina Jaguares (a selecção “B” da Argentina) e também os South African Kings, uma equipa sul-africana.

      Esta edição tem um interesse especial: em ano de Mundial, poderemos assistir a três equipas que estarão em Setembro na Nova Zelândia, Geórgia, Roménia e Namíbia. E também nos argentinos Jaguares existem jogadores que poderão vir a garantir um lugar na principal equipa argentina.

 

       Passemos agora ao segundo ponto: não é dever da televisão pública fazer um acompanhamento das selecções nacionais? Não deveriam eles também ter um papel de levar o desporto às pessoas e desenvolver nelas o gosto pela actividade física? Em última analise, a Sport TV, televisão que tanto tem feito pela modalidades amadoras, como pôde passar ao lado deste jogo e do torneio?

       A partir do momento em que a televisão pública não transmitiu o Rugby World Cup 2007, onde participou a Selecção Portuguesa, tudo é possível. Longe vão os tempos em que a RTP transmitia aos fins-de-semana de manhã, jogos do então Torneio das 5 Nações. Mas há muito que a televisão pública se desinteressou do rugby, pois também há muito que a televisão pública perdeu o seu sentido de dever público. Apenas interessa o que proporciona patrocínios e receitas.

       Nos últimos tempos tem valido a Sport TV, que, apesar de ser um canal privado, tem-se interessado bastante pelas modalidades. Mas nem eles transmitiram o jogo.

       E o argumento de que o jogo era na Roménia não é válido pois, à mesma hora, a Sport TV 2, transmitia um jogo entre a Sérvia e Portugal a contar para a Liga Mundial de Voleibol, em directo de Belgrado. Neste caso pura e simplesmente não houve interesse.

      Acabei por assistir ao jogo de qualquer forma. Contudo garanto que não é agradável seguir o jogo com os comentáriosem romeno. Nunca chegamos a perceber se estão a comentar uma jogada ou simplesmente a insultar-nos.

      Portugal venceu o jogo por 25-21, e apesar de algumas falhas defensivas, esteve bastante bem no jogo, mesmo sendo esta uma selecção “B” da Argentina, o seu valor é inquestionável. Além disso, Portugal não pôde contar com muitos dos seus habituais titulares.

       Na próxima quinta–feira, a Selecção Portuguesa volta a entrar em acção para defrontar a Selecção da Namíbia. Mais uma vez, o jogo não será transmitido por nenhuma estação televisiva portuguesa.

 

By Pedro Santos

19 comentários

Comentar post