Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Minuto Zero

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

Minuto Zero

08
Jun11

Em Frente

Minuto Zero

Família

 

     “Somos nós quem dá a voz, quem veste a cor do campeão; E todos nós não estamos sós no Fogo do Leão”. Ter num clube, uma das nossas maiores paixões por vezes pode proporcionar momentos horríveis, momentos em que tudo corre mal. Mas, pode igualmente levar a momentos que ficarão permanentemente na nossa memória. Depois de ter estado com Yordanov em vésperas de conquistar o título de 2001/2002 (numa das únicas visitas que tive ao antigo estádio), depois de ter conversado com Mário Lino sobre a excelente época de 1973/1974, depois de ter jantado com Fernando Mamede, as duas oportunidades, mesmo que curtas que tive de estar na presença de duas das glórias do clube (do presente e do passado leonino), neste último sábado, entram para esta minha galeria de belos momentos leoninos de imediato.

     Mais uma vez, como curiosamente foram quase todas as ocasiões em que tive oportunidade de estar na presença de algum nome grande do clube, foi o Núcleo Sportinguista da minha terra natal que tal proporcionou, devido a uma excelente visita proporcionada à Academia de Alcochete e ao Mundo Sporting (estádio e museu), na qual quase 350 pessoas fizeram questão de participar. Aliás, neste ponto e desculpem fugir um pouco ao tema, tenho de afirmar que sempre considerei os núcleos essenciais ao clube. São eles que representam o Leão fora de Lisboa, assumindo uma enorme importância na afirmação da marca leonina nas suas localidades. A organização de actividades por parte destes contribui de forma irrepreensível para a vitalidade do clube e, por isso mesmo, ter constatado que no grupo de viajados as idades variavam dos oito aos oitenta foi algo que só demonstra o excelente trabalho que estes praticam.

 


     Pois bem, esta visita, proporcionada neste passado sábado, permitiu-me conseguir num breve momento estar com João Benedito, um dos últimos casos de amor à camisola no clube. Curiosa a maneira como se sucedeu o encontro; Sorrateiramente escapei à visita guiada a Alcochete e lá consegui encontrar os jogadores de Futsal (que se encontravam em estágio para o encontro de mais tarde com a equipa do Fundão), deparando-me de imediato com o capitão, que lá interrompeu o estágio para a foto de praxe e umas curtas palavras. Não deu para mais, mas também tendo em conta quem mais tarde iria conhecer, satisfazia totalmente e deixava-me já perfeitamente contente pela visita tida até então.

     Longe de mim saber quem ia almoçar connosco mais tarde. Curiosamente, tal como Benedito, este é igualmente o “nosso capitão”, sendo um caso único de amor à camisola no clube. Campeão, herói imortalizado pelo póquer de 1986, no memorável 7-1, finalmente pude conhecer e conversar com Manuel Fernandes. A forma como falou de igual para igual, abertamente, recordando como rejeitou propostas bem mais vantajosas dos nossos rivais para permanecer em Alvalade, criticando os actuais avançados do clube, afirmando que muitos nem qualidade tinham para vestir a nossa camisola... Enfim, falou comigo, frontalmente, admitindo mesmo que não conhecia o novo avançado holandês, mas que já estava na hora de algo mudar (esperemos que seja para breve…).

     Foi curto visto de fora, todavia estes dois pequenos episódios acabam por permitir-me conhecer mais dois elementos desta nossa família única, que começa nas pessoas que assistem aos jogos em Alvalade, passa pelos jogadores que ficam na nossa memória e continua nos associados que fora de Lisboa aproveitam estas viagens para – entre lágrimas – recordar Joaquim Agostinho, o cantinho de Morais ou a chegada de Carlos Lopes ao estádio olímpico de Los Angeles. Por isso mesmo, obrigado Núcleo Sportinguista da Figueira da Foz, obrigado João e obrigado Manuel, grandes leões, que a mim me proporcionaram mais um belo momento ligado ao meu clube.

 

Saudações Leoninas,

by Jorge Sousa

1 comentário

Comentar post