De Sarah Saint-Maxent a 30 de Maio de 2011 às 13:16
pedro, qual é a tua opinião sobre o campeonato nacional de sevens?
pelo que tenho visto, a equipa do CFBelenenses tem tido bons resultados, mas não tenho podido acompanhar regularmente...


De Pedro Santos a 30 de Maio de 2011 às 13:54
o campeonato de sevens tem o mesmo problema do de XV, ou seja falta de competitividade e uma tremenda desigualdade entre equipas. se analisarmos bem as equipas vemos duas ou tres têm um monopolio dos jogadores da selecçao e isso nao abre espaço à competiçao.
O belenenses tem alguns dos melhores jogadores, os gemeos David e Diogo Mateus, Sebastiao da Cunha, Pedro Silva, tudo jogadores que estiveram presentes no torneio de Edimburgo deste fim de semana. Depois o Direito com o Pedro Leal e o Aderito Estves tambem sao sempre candidatos, tal como o CDUL onde se destacam o Gonçalo Foro e o Carl Murray. tirando estas equipas, as outras nao se destacam porque trazem os mesmos problemas do rugby de XV, o que é normal visto os jogadores serem os mesmos.
O circuito nacional deste ano já está na 3ª etapa, e o belenenses já lidera depois de ganhar esta semana o Cascais 7's e tambem ter ganho a etapa na Tapada e a previsao é mesmo uma vitoria dos azuis do restelo no final


De Sarah Saint-Maxent a 30 de Maio de 2011 às 16:01
portanto, exatamente o que eu achava: alguns dos bons jogadores de XV são os grandes jogadores de sevens e acaba-se aí.
não há grande treino específico de sevens e a falta de competitividade também passa por aí...


De Pedro Santos a 30 de Maio de 2011 às 16:28
se reparares o circuito de sevens em Portugal joga se quando? quando acaba o campeonato de XV e ainda nao se começou o circuito de beach rugby. parece que so serve para manter a forma enquanto nao volta o campeonato de XV.
quanto aos jogadores, nao é uma questao de os bons jogadores de XV serem grandes jogadores de sevens, o que se passa é que sao os mesmos. para sevens aproveitam se os defesas do rugby de XV, nao ha ninguem em Portugal a formar jogadores de sevens, e as diferenças entre as duas variantes sao enormes.
por exemplo os melhores jogadores de sevens do mundo, so se dedicam aos sevens e encaram isso de forma profissional e nao como um passa tempo entre competiçoes de XV. Jogadores como o DJ Forbes da NZ ou o Cecil Afrika da Africa do Sul, desde cedo que se dedicaram ais sevens e por isso sao os melhores do mundo.
treino especifico de sevens existe mas em Portugal so se lembram dele quando acaba o XV


De Sarah Saint-Maxent a 30 de Maio de 2011 às 17:44
era exatamente isso a que me referia quando digo «os bons jogadores de XV são os grandes de sevens», não há preparação específica...
percebo perfeitamente o teu ponto de vista e concordo com ele - não faz sentido não haver uma especialização de jogadores quando se trata de variantes tão distintas.


De Pedro Santos a 30 de Maio de 2011 às 18:41
e se conseguimos ter uma selecçao de sevens que venceu o circuito eurõpeu por 7 vezes com jogadores de XV, imagina o que fariamos com jogadores que se dedicassem so mesmo aos sevens...


De Sarah Saint-Maxent a 30 de Maio de 2011 às 21:41
indeed!


Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.