Quinta-feira, 23 de Setembro de 2010
Liga Zon Sagres - Notas
Que Benfica??

O campeão Benfica teve um início de época problemático, que se repercutiu em 3 derrotas nos primeiros 4 jogos. No entanto, sinais positivos começam a surgir que indiciam que o bom futebol da época passada poderá estar de volta. A questão física, relacionada com a participação de vários jogadores essenciais no campeonato do mundo e os "erros" da arbitragem são dados importantes mas como aquilo que gosto de analisar é o futebol ao nível do relvado, onde se pode quase cheirar a relva e ouvir o som da bola ao sair do pé de um jogador mais talentoso com carinho. Olhemos então para o que é este "novo" Benfica:

As saídas de Di Maria (Real Madrid) e Ramires são, como é óbvio, dados essenciais numa equipa que vivia muito das suas tradições ofensivas rápidas - sendo que o argentino era sem sombra de dúvida o mais forte no 1x1 de todo o plantel e Ramires era o "companheiro" de sector ideal para o pivô defensivo Javi Garcia, um box-to-box moderno, com uma capacidade física descomunal e argumentos técnicos e tácticos raros que desde cedo mostrou que estava destinado a um campeonato de top.

Perdidas estas duas figuras do plantel, as soluções que o clube encontrou apenas terão visado o caso da substituição de Di Maria, como flanqueador, que parte da meia esquerda do losango de J.Jesus - lugar para o qual chegou Nico Gaítan. Para já, este argentino tem mostrado algumas dificuldades em impôr o seu futebol, sobretudo porque não tem as mesmas características de Di Maria, e por isso mesmo a melhor forma lhe dar um melhor rendimento será a equipa perceber qual a forma mais adequada de potenciar o seu futebol: não se trata de um jogador vertical como Di Maria, não é tão rápido nem tão forte no 1x1, é sim um jogador mais inteligente na forma como se movimenta, aproveita espaços interiores muitas vezes em trocas posicionais com Aimar, tirando proveito da sua finta curta, agilidade e capacidade de passe. Na Argentina, jogava como 2º avançado nas costas de Palermo, ponta de lança "estilo" Cardozo. No Benfica, estas novas funções exigem que esteja de forma diferente no jogo, e é claro o ritmo do futebol europeu exige uma maior intensidade de jogo. No entanto, o talento deste jogador é inegável, é importante não esquecer que Di Maria passou 2 anos na penumbra quando chegou a Portugal...

Para o lugar de Ramires não entrou um novo box-to-box. Falhada a contratação de Wesley (Santos), parece não ter existido uma certeza quanto a qual poderia ser o substituto do brasileiro que partiu para Inglaterra. Desta forma, são Ruben Amorim e Carlos Martins quem parece ser os mais indicados para este lugar, apesar de Salvio, em certos momentos, poder aparecer também sobre a direita, não com as mesmas funções box-to-box, mas sim como um ala puro. Parece ser este o ponto mais problemático deste "novo" Benfica.

Roberto continua a ser um verdadeiro mistério: entre os postes parece um guarda-redes com enorme potencial, talvez mesmo de top; mas quando tem de sair e jogar mais avançado, o que acontece muitas vezes pois o Benfica sobe muito a sua linha defensiva na maioria dos jogos, surgem os problemas que, com trabalho e confiança crescente, poderão ser progressivamente solucionados.

Ponto positivo parece ser Jara: talentoso e com aquele estilo típico dos argentinos, guerreiro, incansável, é um avançado móvel, com boa técnica e uma enorme margem de progressão, resta dar lhe minutos e ter paciência - tal como com Gaitan ou Salvio.


retirado de: 
                                                             vermelho1904.blogspot.com

Em suma, o problema tem sido a vontade exagerada de querer jogar da mesma forma do ano passado, mas este novo Benfica tem jogadores diferentes, baixinhos, cheios de técnica e qualidade, mas que não permitem ter uma equipa tão explosiva nas transições ofensivas. O caminho poderá ser a posse de bola e o ataque organizado, tabelas curtas e muita criatividade na forma como se inventa os espaços. Só o tempo dirá que Benfica será este... a verdade é que não existem 2 jogadores iguais.

By Tiago Santos


publicado por Minuto Zero às 16:13
link do post | comentar

pesquisar neste blog
 
Equipa Minuto Zero'
Links
Também Tu Podes Participar!

Participa na Equipa Minuto Zero'

subscrever feeds
Arquivo

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010