Sábado, 21 de Maio de 2011
Pensar no Futuro

O ano desportivo ainda não terminou, mas os grandes portugueses já fazem mexer o mercado.

A preparação da nova época, sobretudo para aqueles que há algum tempo perderam os seus objectivos, estará já programada. Certo é, que se falam apenas, na maior parte das vezes, de nomes prováveis para o reforço das equipas, ou mesmo dos seus responsáveis para o futebol.

Esta é a época dos jornais, das capas desbaratadas, dos "interesses, sondagens e propostas". O futebol, bem longe da relva.

 

 

Porto

 

Campeões Nacionais, vencedores da Liga Europa, e possíveis vencedores da Taça de Portugal. Esta é a marca da primeira temporada de André Vilas Boas nos azuis e brancos. A questão para a próxima época é simples: é possível fazer melhor?

Só o futuro dirá se este novo Porto e capaz de reeditar asri glorias passadas. A verdade é que já tem um lugar na história.

A permanência de Vilas Boas parece, para já, assegurada. Por vontade do próprio, por vontade da direcção, mas também porque o próprio sabe, tal como Mourinho sabia em 2002/2003, que os clubes que nele estão interessados neste momento (alegadamente, Juventus, Liverpool ou Roma) não apresentam projectos da dimensão que deseja. A próxima temporada será, concretiza, a confirmação do seu potencial.

Para além de Vilas Boas mais duas enormes dúvidas se colocam no reino, hoje em festa, do Dragão. Hulk, e Falcão, mostraram claramente que são jogadores de outro "mundo", o qual o futebol português ainda não pertence. As suas permanências dependem da vontade dos gigantes europeus em investirem forte no reforço dos seus planteis. Face à actual situação de crise económica geral, dificilmente alguém chegará aos cerca de 40 milhões de euros que os Dragões pertendem por Hulk (a questão dos 100 milhões é apenas uma forma de valorizar o passe como é obvio). Já Falcão, é, neste momento, um jogador bem mais desejável. Para além de ter feito uma época de sonho, confirma-se como um dos melhores finalizadores do futebol mundial, e tendo como valor do seu passe cerca de 17,5 milhões de euros (segundo site transfermarkt), uma proposta a rondar os 25/30 milhões poderá desbloquear a sua situação, conduzindo-o a outros vôos.

 

De saída devem estar ainda Cristian Rodríguez, e o esquecido, Mariano González, dupla de extermos/médio-ala sul americanos, mas também provavelmente Sapunaru ou Fucile. James Rodríguez deve ganhar nova importância no plantel, lutando com Varela pela títulariadade, mas terá de ter atenção à nova pérola dos dragões: Juan Manuel Iturbe.

O pequeno "provável astro" argentino, disputará este Verão o Mundial de Sub-20 na Colômbia (tal como James), será ai oportunidade primeira de perceber, até que ponto este jogador pode, realmente, ser um jogador de topo. Seja como for, parece estar garantida mais uma boa solução para o ataque.

Djalma e Kléber, são outros nomes apontados ao Porto. O primeiro deve ter guia de marcha, por empréstimo, para o Braga. Já o segundo, só o futuro o dirá. Aos 20 anos, Kléber é sem dúvida uma das melhores promessas da liga.

O mercado de Verão pode ainda trazer novidades para a defesa. Com Fucile e Sapunaru para a direita, parece urgente a contratação de um jogador que traga mais garantias para o lugar. Assim sendo, um dos dois pode cair.

Entretanto, o Porto confirmou também Kelvin, pequeno driblador do Paraná, jogador talentoso à primeira vista, veremos se consegue impor o seu talento no futebol europeu.

 

 

 

 

 

Braga

 

Os minhotos procuram na temporada 2011/2012, continuar a senda de bons resultados. Sem Domingos Paciência, de partida para o Sporting, Leonardo Jardim coloca-se como o mais provável sucessor.

Para já, estão confirmadas as saídas de Sílvio, Rodriguez e Arthur, podendo ainda Vandinho, Alan, Miguel Garcia e Paulão (todos em fim de contrato), seguir o mesmo caminho. São 7(!) titulares que podem sair do plantel, deixando em aberto várias chegadas ao plantel.

Falam-se de Galo (lateral/médio-direito),Imorou (lateral-esquerdo), Bracalli (guarda-redes), Djamal (médio-defensivo), e dos ponta-de-lanças Zé Luis (ex-Gil) e Douglas (ex-Guimarães). Seja como for, seguindo a lógica das ultimas épocas, o Braga tem sabido fazer as apostas certas, precavendo o plantel, com soluções de qualidade, mas sobretudo, sem entrar em loucuras financeiras.

 

 

Benfica

 

Os encarnados parecem esta temporada mais comedidos em termos de investimento no plantel. Coentrão deve sair por 20/30 Milhões, podendo ser acompanhado por Oscár Cardozo, como encaixes financeiros relevantes.

De saída também podem estar Aimar e Saviola, dupla que tem contrato por mais uma temporada, mas poderá deixar a luz ainda este Verão.

Essencial, mais do que as possíveis entradas, parece ser segurar a estrutura base que faz o plantel ter bom nível de competência: Luisão, Javi Garcia,Ruben Amorim, Carlos Martins, e Maxi Pereira. São, na minha modesta opinião, os jogadores cruciais que o Benfica deverá manter, se quer, é claro, estar ao nível do F.C. Porto. Para além de garantirem a cobertura de várias posições nucleares, são, de facto, mais valias imprescindíveis.

Depois, a manutenção de jogadores como Moreira, Jardel, Roderick, Carole, Airton, Gaitan ou Jara são imprescindíveis para garantir níveis de competitividade elevados. Todos eles têm valor para puder render mais e lutar por um lugar.

Aimar, Saviola, Cardozo, são claramente mais valias. Há agora, claramente que perceber se estarão na disposição de continuar, rendendo ao máximo, ou se querem de facto sair.

De saída estão Nuno Gomes, Weldon, Luis Filipe, todos eles em final de contrato. Podem ainda se lhes juntar, César Peixoto, Filipe Menezes, Fernandez e Kardec, abandonando a luz a título definitivo, ou por emprestimo. Roberto parece ser a grande novela do Verão. Jorge Jesus deve tentar mantê-lo no plantel, mas a pressão da massa associativa deve fazer com que rume a outras paragens.

 

No sentido inverso, chegam sobretudo jogadores a custo zero. Wass, lateral-direito, Matic, médio-defensivo, Nolito, extremo-esquerda, e Mora, avançado, são jovens com bom potencial, identificados pelo gabinete de scouting dos encarnados. Urreta pode também regressar, enquanto Arthur (ex-Braga) será o novo guarda-redes.

A chegada de Bruno César (custou 5,5 milhões) pode garantir uma maior consitencia exibicional do que a presença de Aimar. Apesar da capacidade do argentino, a verdade é que as suas condições físicas nem sempre são as melhores. Podendo ter os dois no plantel, ai a competitividade interna será enorme. Bruno César é um jogador objectivo, com bom remate, inteligente nos movimentos, que gosta de partir do meio caindo para uma das faixas.

 

A chegada de um médio forte nas transições, que teria de ser forçosamente jogador de grande qualidade, um lateral-esquerdo e um central devem ser objectivos para o defeso. Para além disso, saindo Cardozo ou Saviola, teriam também de entrar para os seus lugares jogadores de semelhante nível.

 

 

 

Sporting

 

Talvez o caso mais interessante de estudar este Verão. Veremos como a nova estrutura administrativa leonina conseguirá agitar no mercado.

Parecem necessárias entradas para o centro da defesa, com pelo menos um aquisição de grande qualidade. No meio-campo, Pedro Mendes e André Santos, têm apenas Zapater como concorrência, visto que Maniche não deve permanecer. Diogo Salomão, Vukcevik, Izmailov, Valés e Cristiano, são casos para avaliar com atenção. Djaló, parece assumir uma maior importância no plantel, veremos se estará ao nível esperado.

A manutenção de Ruí Patricio parece ser outro dos dossier mais importantes deste Verão.

Para já, apenas confirmadas as chegadas de Carrillo e Rodriguéz.

Muito trabalho pela frente, para Domingos Paciência mas sobretudo para a nova direcção. O objectivo é colocar o Sporting novamente na rota do título.

 

 

 

 

 

 

 

 By Tiago Luís Santos



publicado por Minuto Zero às 09:31
link do post | comentar

1 a zero:
De João Perfeito a 21 de Maio de 2011 às 16:58
No meu entender Hulk e Falcão deve ser só especulação. Ora vejamos se os jogadores não forem agarrados ao dinheiro e pensarem no progresso da sua carreira certamente irão preferir permanecer no Porto.

Quais as equipas superioires ao Porto? Manchester, Real, Barça e talvez Chelsea.

Acham que algumas destas 4 equipas está interessadas nalgum destes dois jogadores? A mim não me parece...

Sendo assim sairem seria dar um passo atrás na carreira.

Por outro lado permanecerem mais um ano e brilharem na Champions permitiria a Hulk despertar o interesse do United e a Falcão aspirar por exemplo ao Real Madrid- numa altura em que será liquido que Benzema e Adebayor ou outor avançado que contratem será sempre pior que Falcão.

Ao sairem já para o Milan ou Bayer Munique- arriscam-se a não verem campeões nacionais e a cairem nos oitavos na Champions. A irem para outras paragens para Espanha ou Inglaterra reduziram os seus títulos a 0. Por isso não me passa pela cabeça que abandonem o Porto.


Comentar post

pesquisar neste blog
 
Equipa Minuto Zero'
Links
Também Tu Podes Participar!

Participa na Equipa Minuto Zero'

subscrever feeds
Arquivo

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010