Porque a vida também é feita a correr...
Uma porta aberta para o Mundo
Em finais de Abril Renaud Lavillenie, actual campeão europeu de pista coberta no salto à vara estagiou em Portugal, mais propriamente entre os dias 25 e 30 de Abril na cidade de Lagos
Os melhores especialistas da actualidade puderam acompanhar a par e passo todos os mecanismos de treino do actual melhor atleta do Mundo do salto à Vara.
Vavillenie recorde-se que tem grande apreço por Portugal, sobretudo depois de às dois anos ter alcançado em solo luso a melhor marca mundial do salto à Vara, na altura 6.01.
Este estágio será certamente uma maneira de tentar destronar o actual campeão mundial Steve Hooker, que nos mundiais transactos precisou apenas dum salto para se sagrar campeão.
Mas mais do que falar do prestigiado atleta gaulês penso que a sua passagem em Portugal é um indício de que algo está para mudar nos saltos verticais em Portugal.
Portugal tem um longo e glorioso passado nas provas de fundo, mais recentemente e não só através de Francis Obikwelu tem também conseguido catapultar a velocidade nacional para um assinalável lugar no panorama europeu. Nos saltos horizontais Naide Gomes e Nélson Évora são as nossas figuras de proa da esperança pelas medalhas. Mas antes já Carlos Calado tinha sido medalhado e Patrícia Mamona pretende seguir as pisadas de Naide.
Contudo nos saltos verticais- altura e Vara sempre tivemos grandes dificuldades para ombrear até com o segundo pelotão do velho continente. Edi Maia tem tentado acabar com este insucesso luso, mas não consegue passar do estatuto de promessa. O jovem Rúben Miranda bateu o ano passado o record nacional juvenil e assegurou-se como o melhor atleta juvenil nacional de todas as quadrantes do Atletismo.
Todos estes indícios testemunham que esta realidade poderá estar a mudar e este estágio pode ser um pólo aglutinador de força amímica para que mais jovens se interessem por esta variante. Porque só com competitividade em número se consegue alcançar qualidade e só através destas iniciativas o desporto português pode subir degraus no panorama Mundial sem ser necessário recorrer a muitos fundos. E em tempo de crise, fica a sugestão.
By João Perfeito