Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Minuto Zero

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

Minuto Zero

04
Mar11

"Mercado de Primavera"

Minuto Zero
Pode parecer estranho falar de mercado nesta altura, mas a verdade é que as sucessivas notícias de negócios no futebol português deixam antever um animado mercado de Verão, num ano que poderá ser o ultimo com as actuais orientações sobre gestão financeira dos clubes europeus por parte da UEFA.

Em ano de mundial de Sub-20, grande montra de jovens jogadores para o futebol europeu, o futebol clube do Porto antecipou-se à concorrência e antes mesmo do torneio Sul-americano de Sul 20 no passado mês de Janeiro, conseguiu acordo para a contratação do jovem paraguaio-argentino (!?) Juan Manuel Iturbe. Pelo pouco que consegui ver, sobretudo pelo inúmeros golos e jogadas fantásticas ao serviço da selecção alvi-celeste e do Cerro Porteño parece ser sem sombra de dúvida um belíssimo projecto de jogador. Apesar do seu metro e 70 de altura, mostra uma boa capacidade física, sobretudo atendendo à sua tenra idade (17 anos) que lhe permite fazer valer a sua enorme capacidade de explosão em velocidade no futebol sénior. Tem raça, um excelente pé esquerdo, finaliza bem e ganha lances sobretudo pela sua enorme aceleração em espaços curtos para além de ganhar bem lances divididos algo raro num jogador tão novo. Precisa de melhorar no capítulo do passe e da relação com a restante equipa.
fonte: olé
Do Brasil chegara Kelvin um ilustre desconhecido para os portugueses mas que tem tido uma ascenção meteórica na equipa do Paraná. Joga preferencialmente no apoio ao ponta-de-lança, é esquerdino e cai bem nas alas. Habilidoso pode jogar como 10 embora no meio-campo do Porto me pareça dificil ter espaço e especial vocação para funções que são hoje de Belluschi.
Kléber, Lima, Sílvio e Djalma são os restantes nomes de que se fala, numa clara aposta em valores do nosso campeonato. Kléber é um talentoso avançado, embora a sua transferência deva ser dificultada pela direcção do Marítimo. Tem técnica, velocidade, joga bem de costas para a baliza e aparece bem em terrenos recuados. Com 20 anos é sem dúvida um dos maiores talentos da nossa liga. Sílvio e Lima parecem bem encaminhados para chegar ao Dragão vindos do Minho. O primeiro é um defesa lateral que poderá jogar nas duas alas, sendo sobretudo uma excelente opção para a direita. Lima é um avançado móvel com bom remate, bastante inteligente em termos de movimentação, parece puder ser uma boa segunda opção. Por fim Djalma, extremo angolano, parece ser mais uma opção para as alas, num plantel onde Mariano Gonzaléz e Cristian Rodriguez parecem estar de saída. Rápido, boa técnica, tem semelhanças com Varela pelo estilo embora seja mais ágil mas talvez menos robusto.

No Benfica os nomes em cima da mesa parecem sobretudo segundas opções, jogadores bem referenciados pelo gabinete de prospecção que podem ser opções de qualidade.
fonte: abola
Matic, jogador emprestado pelo Chelsea ao Vitesse, aparece como uma opção interessante para o meio-campo encarnado, sobretudo para quando Jorge Jesus pretender jogar mais próximo do 4x2x3x1, com duplo-pivô, sendo um parceiro interessante para Javi Garcia. Altíssimo (1,93m) tem uma capacidade técnica anormal para a sua compleição física, tendo boa capacidade de passe e leitura de jogo. A defender é bastante competente, sobretudo no jogo aéreo.
Depois Wass, jovem lateral sueco sub-21, jogador do Brondbly. Do pouco que vi parece ser um jogador equilibrado, sobretudo competente a defender sem se aventurar muito no ataque. Vem claramente para o lugar de Luís Filipe que deverá ser dispensado.
Da América do sul Rodrigo Mora, um avançado interessante, jogador do Defensor Sporting. Bastante cotado no seu país, apesar de jovem (22 anos), parece ser uma boa promessa de avançado móvel, caindo bem sobre as faixas e destacando-se sobretudo pela capacidade de remate. Poderá ser uma opção para a frente de ataque juntamente com Cardozo, Saviola, Jara jogadores que devem ter presença garantida no plantel da próxima temporada.
O mais badalado mas ainda somente uma “forte possiblidade” será o extremo-esquerdo Nolito, jogador do Barcelona B. Embora o clube da Catalunha lhe acene com a possibilidade de integrar o plantel principal, aos 24 anos Nolito parece ter a consciência de que terá de rumar a um clube de menor dimensão para se impor. Destaca-se pela capacidade para entrar em diagonais desde a esquerda, aproveitando o facto de ser destro e detentor de um bom remate, para além de boa capacidade técnica. Não me parece para já ao nível de Gaitan ou de Salvio (deve regressar inevitavelmente ao Atlético) mas tem potencial enorme. Aos 24 anos será certamente uma decisão que irá marcar a sua afirmação como jogador.

By Tiago Luís Santos


2 comentários

Comentar post