Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Minuto Zero

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

Minuto Zero

10
Mar11

Steve Field

Minuto Zero
Formação portista

A academia de formação do Sporting é considerada por muitos como das melhores da Europa. Concordo, não só por ter saído das suas escolas os dois únicos portugueses congratulados como melhores do mundo, não só por ter formado jogadores como Nani e Simão, entre muitos outros, mas também porque garante todos os anos equipas competitivas nas equipas de formação, aliando títulos a bons jogadores formados todos os anos.
Ao invés, a academia do Benfica nos últimos tempos tem produzido pouca quantidade de grandes atletas. No entanto, julgo que a comunicação social faz disto um problema maior do que realmente é. Compreendo, porém, que se pensa desse modo face às exorbitantes quantias gastas pelo clube na contratação de estrangeiros, que impede que os jovens portugueses singrem.
Fonte: abola.pt
Só que, curiosamente (ou talvez não…), da academia portista ninguém fala. Tal como o Benfica, todos os anos são importados estrangeiros, sobretudo da América do Sul. Logo, portugueses no plantel escasseiam. Porém, o porto forma bastantes jogadores de qualidade, que devia de ser motivo para destacar ainda mais o clube como clube que pouco aproveita a sua formação. é certo que das escolas portistas não saiu nenhum Cristiano Ronaldo nem nenhum Figo, mas a qualidade é elevada.
Penso nisso ao ver em destaque mais um desperdício do Porto. Vieirinha, um extremo de qualidade, acaba de assinei pelo Zenit, campeão russo, que desembolsará ao PAOK cerca de 6 milhões de euros. Além de Vieirinha, Paulo Machado tem dado cartas no Toulouse, Ukra, Castro e Candeias têm tido sucessivos empréstimos apesar de já merecerem a definitiva afirmação, Hélder Barbosa e Bruno Gama desvincularam-se do clube por falta de oportunidades (…) e poderia continuar, pois há mais exemplo de talentos desperdiçados pelo Porto.
Quem sofre com tudo isto? Para além dos talentosos jogadores, que na sua maioria são extremos, sofre a selecção. Os clubes preferem apostar nos estrangeiros. O que tem Ukra a menos que Cristian Rodriguez? Ventura, por exemplo, apesar de não ser um guarda-redes que me encante, não é melhor que Kieszek?
É certo que neste último caso o objectivo é Ventura rodar. Não fazia bem ao jovem, como não faz a nenhum, não jogar. Os jovens precisam de jogar para evoluir.
A escola portista, para mim, também é das melhores. Porque não a aproveitam?  Os estrangeiros serão mesmo melhores?

by Steve Grácio

2 comentários

Comentar post