Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Minuto Zero

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

Minuto Zero

03
Fev11

Steve Field

Minuto Zero

Os ‘Portugueses’

Esta semana desportiva em Portugal teve como um dos destaques a partida de um dos melhores avançados que passou em Portugal esta década, Liedson. Liedson (ou levezinho como é apelidado) é um verdadeiro quebra-cabeças para as defensivas adversárias. É daqueles avançados que os defesas odeiam marcar: é rápido, não dá uma bola por perdida, é um exímio cabeceador (que o diga o gigante Luisão…), enfim um avançado muito bem descrito numa crónica de há umas semanas na secção Fumo sem Fogo do Alexandre Poço. É com pena com o vejo partir, bons jogadores fazem sempre falta, mesmo que sejam de clubes rivais.
Ao ver a notícia da partida de Liedson para jogar no Brasileirão de imediato pensei escrever esta crónica. Este tema já tinha sido um pouco abordado por mim numa das minhas primeiras crónicas. No entanto, decidi reforçar uma ideia, que recebeu também outro impulso para ser escrita devido à última crónica do espaço Em Frente do Jorge.
Fonte - formacaotactica.blogspot.com
Nessa crónica o Jorge exprimiu a sua ‘revolta’ face ao número escasso de portugueses que compõem as equipas nacionais. É uma ideia bastante compreensível. Todos gostaríamos de ter equipas como o Sporting (plantel composto maioritariamente por portugueses, vindos da formação, por norma) ou o Atlético de Bilbau que é composto apenas por jogadores Bascos. No entanto, esta ideia tem de ser aceite por nós devido ao processo de globalização. Não é só em Portugal que este fenómeno ocorre, basta vermos jogos do Arsenal, uma das melhores equipas do mundo, que raramente utiliza um Inglês. As equipas tentam formar os melhores planteis possíveis. Ou seja, o factor de interesse é a qualidade e não a nacionalidade. Até aqui eu concordo. Não concordo é com a vinda de estrangeiros de qualidade duvidosa que retiram oportunidades a portugueses de boa qualidade, como acontece na maioria das equipas profissionais portuguesas. E o Marítimo, como o Jorge falava, é um exemplo perfeito disso.
Portanto, esta globalização é difícil de ser parada, o que nos leva a ter de aceitá-la. Quem nos diz que o Sporting ou o Atlético de Bilbau não seriam mais fortes sem esta tendência (que tem de ser valorizada) nacionalista?
No entanto, algo que não aceito é ver a minha selecção composta por estrangeiros. A selecção nacional tem de ser composta pelos melhores portugueses, não por estrangeiros. É certo que este fenómeno não é exclusivo em Portugal. Parece que existe uma nova regra onde cada selecção tem de ter o mínimo de um Brasileiro. Isto também é globalização? É, mas na minha opinião é inaceitável.
É por esta minha ideia que iniciei a crónica a falar de Liedson. Liedson é um jogador muito bom, sem dúvida. Provavelmente é melhor que qualquer português da sua posição. No entanto, não se aceita que represente Portugal, muito menos naturalizando-se numa idade já avançada, que revela o seu único interesse, ser internacional, pois pelo Brasil não seria. Quanto a Deco e Pepe, apesar de recriminar na mesma, é um pouco mais aceitável. Tanto um como outro teriam hipótese de representar o seu país de origem e optaram por jogar pela nossa selecção. Como já disse, se fosse eu a decidir não permitiria tal situação. Porém, há que destacar que os casos de Deco e Pepe podem ser vistos como gratidão ao que o nosso país lhes deu, tornando-se um pouco mais fácil de digerir, embora mais uma vez a recrimine.
A única forma que eu aceito é em casos como Eusébio, Ozil ou Podolski. Nestes casos, embora nascidos fora do país que representam (Eusébio – Moçambique; Ozil – Turquia; Podolski – Polónia) foram criados nos países que envergam a camisola de uma nação. Para mim, nestes casos não há interesse, há simplesmente o sonho de representar o país que se ama, que o ‘criou’, pois poderiam ter optado por representar o país nativo.
Em suma, sim às equipas que não utilizem jogadores nacionais, DESDE QUE a qualidade aumente. Não às selecções com jogadores estrangeiros! 

by Steve Grácio

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.