Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Minuto Zero

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

Minuto Zero

15
Abr11

Voleibol à Sexta

Sarah Saint-Maxent

Em jeito de resumo


Eu gosto de ter razão. É uma coisa que me dá prazer, mesmo que, por exemplo, percam equipas de que gosto. Foi o que se passou com as equipas que chegaram ao playoff final do campeonato nacional: SL Benfica – decidido há que séculos – e AJ Fonte Bastardo – que conquistou o lugar na jornada passada.

 

Eu tinha dito que nem em sonhos esta equipa (ou mesmo o Castêlo da Maia) ia deixar que o SC Espinho ficasse com a segunda posição: parece que acertei. Ora bolas!, eu até gosto do SC Espinho. Mas, lá está, um plantel quase totalmente renovado tem efeitos mais a longo do que a curto prazo: esta época foi a prova. Vitórias pontuais – e importantes, não o nego – permitiram a este SC Espinho chegar à final da Taça de Portugal, que disputará no próximo dia 16 com o SL Benfica. Mas a falta de regularidade custou-lhe uma posição de topo, ao nível que nos tem habituado.

 

Ainda assim, e contra mim falo, a prestação do Vitória SC ficou muitos furos abaixo do que esperava no início da época: um plantel em que vários jogadores já se conheciam (muitos deles vindos mesmo do SC Espinho) devia ter uma coesão muito maior do que aquela que demonstrou ao longo deste campeonato. Terminará a sua prestação em 5º lugar, apenas ultrapassando, na fase final, o Leixões SC.

 

 

 

 

Ótima surpresa foi a prestação da AJ Fonte Bastardo: apesar de um início de época tímido, conseguiu chegar à fase final e, aí sim, mostrar o que vale. É por isso que – embora atribua um favoritismo mais que claro ao SL Benfica – acho que a formação açoriana nos vai proporcionar um espetáculo agradável e bater-se como grande. Espero que o faça, para bem do voleibol.

 

Acredito que o que poderá ajudar mais a esta formação vai ser um pavilhão cheio nos açores – afinal, nem todos os benfiquistas se podem deslocar às ilhas para apoiar a sua equipa. Este apoio do público será fundamental numa fase final que se disputará à melhor de três, a partir de 23 de Abril. Ainda assim, este esforço das viagens constantes para cá e para lá poderá refletir-se negativamente em ambas as equipas, mas mais na equipa da luz… afinal, uma viagem a Espinho não é o mesmo que uma viagem à Terceira.

 

by Sarah Saint-Maxent

Esta crónica foi escrita ao abrigo do novo acordo ortográfico.