Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Minuto Zero

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

Minuto Zero

10
Abr11

Benfica vs Sporting ( o Barcelona- Real Madrid do Futsal)

Minuto Zero

Um mês de Abril verdadeiramente alucinante espera os fanáticos do futebol com 4 confrontos entre Barcelona e Real Madrid. Em Portugal derivado ao apoio ao Real devido ao contingente nacional e ao Barcelona fruto do seu futebol empolgante o derby do país vizinho aquece também nas nossas fileiras.

Elogiamos as duas equipas, os mais de 40 jogadores que as integram, os treinadores, os clubes em si. Vivemos babados por esta emergência e retorno estratosférico destas duas potências espanholas, as duas maiores potências europeias. Assumimos que este é o maior espectáculo do Mundo, vivemos esses jogos como se nos pertencesse e nos significassem muito.

Mas mais uma vez fruto da nossa cultura de valorização estrangeira abdicamos de cultivar as nossas potencialidades e sobretudo de as valorizar.

Com uma bola nos pés e dentro de 4 linhas, trocando 11 jogadores de campo por 5, as dimensões de 100x 75, por 40x25 nós também somos dos melhores do Mundo. Nós, portugueses sem recorrer a internacionais estrangeiros apresentamos as duas melhores equipas do Mundo de futsal no momento.

“ Admiro a capacidade táctica e a velocidade estonteante dum jogo de futsal é sobre-humano o que eles fazem”- palavras de Cesc Fabregas um produto do tic-taca campeão europeu e Mundial. Olhemos para estes dois desportos com a seriedade que merecem, tiremos a capacidade económica, a massa adepta e o envolvimento social e despertamos a nossa atenção para a essência do jogo, para a componente técnica, táctica e física. Os jogadores de futsal treinam duas vezes por dia, vem mais vídeos dos adversários e trabalham mais tácticas que os de futebol, por ganharem mal (fruto da mediatização da modalidade claramente menor) serão piores que os futebolistas? Porque? Porque o futsal não se joga em França, Inglaterra e Alemanha a alto nível. Pois bem, acontece que a nossa vizinha Espanha é uma potência mundial do andebol e no basquetebol e se o é no futsal é porque o seu rendimento não pode deixar de ser similar relativamente a estas modalidades. A equipa de andebol e de basquetebol não desempenha melhor um jogo que a de futsal. E nesta analogia competitiva absolutamente gratificante para o desporto espanhol temos duas equipas portuguesas que são superiores a todas as outras espanholas… mesmo que a nossa terceira equipa em Espanha pudesse descer de divisão.

Por isso assistir a um Benfica- Sporting em futsal é tão gratificante como assistir a um Barcelona- Real Madrid em futebol. Tiremos a nossa preferência desportiva e olhemos para estes jogos preservando os seus princípios tácticos e técnicos e visualizemos a forma como os executantes nos deslumbram com passes, dribles e jogadas sincronizadas não perdendo a identidade da respectiva modalidade. A mecanização que estas 4 equipas operam durante o jogo é toda ela fabulosa. No futsal é mais colectiva fruto das características do próprio jogo, que envolve mais passes, menos tempo de bola no pé e maior velocidade.

Glorifiquemos estas duas equipas portuguesas que tem executantes tão bons como os futebolistas, a dimensão das modalidades é que nos quer retirar à força esta comparação. Mas ela não pode deixar de existir, porque seja num relvado ou num pavilhão estas 4 equipas dominam a Europa e nenhuma é superior à outra. Por isso vejo um Joel Queirós num Villa, um Arnaldo num Pedro, um futuro Diece (dantes Ricardinho) num Messi, um Caio Japa num Ricardo Carvalho, um Bebé num Casilhas, um Cardinal num Higuaín, um Gonçalo Alves num Sérgio Ramos, um Divanei num Xabi Alonso, um Paulinho num Di Maria. Será imaginação minha? Talvez e as comparações possam não fazer todo o sentido. Mas na realidade todos estes 18 protagonistas treinam duas vezes por dia e jogam duas vezes por semana e vem vídeos e estudam os adversários ao pormenor. Porque razão a espectacularidade do futsal do Benfica não encontra seguimento no futebol empolgante do Barcelona e a organização do Real do Mourinho não reflicta a coerência táctica do futsal do Sporting?

Tiremos o mediatismo do futsal e vislumbramos um Sporting- Benfica em futsal e comparemos com um Barcelona-Real em futebol? Pura arte, puro encanto… nos 30 passes do Barça, nas diabólicas trocas de posição que dão golos no Benfica… nas transições rápidas da frente de ataque de Mourinho, no contra-ataque vertiginoso do Sporting. Tão belo, tão eficaz, tão bem executado num relvado, um num pavilhão a excelência brilha nos nossos olhos porque genuinamente ninguém é superior a ninguém, por isso valorizemos e divulguemos o nosso produto… Benfica e Sporting rumo a uma inédita final europeia.

 

Fonte imagem: uefa.com

 

By João Perfeito

5 comentários

Comentar post