Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Minuto Zero

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

Minuto Zero

15
Out10

Mercado de Inverno - Um box-to-box Jesus?

Minuto Zero
Um Box-to-box Jesus? Porque não do quente Verão brasileiro?


Grande questão deste inicio de época para os lados da luz: 


Como colmatar as saídas de Di Maria e Ramires? 
A resposta já a procurei dar num dos primeiros posts deste blog. Não existem jogadores iguais.. a mudança não pode ser apenas nos nomes, mas sim nas características e dinâmicas colectivas.
Olhando para o plantel encarnado, parecem-me óbvias algumas falhas, a maior parte por falta de qualidade dos ocupantes dessas "casas" do plantel, mas sobretudo uma, que se prende com o facto de só existir 1 solução para o lugar de interior-direito (com característica servir de "bengala" a Javi no momento defensivo, equilibrando a equipa, um box-to-box ou 8 como lhe queiram chamar). 
Digo isto, porque se Ruben Amorim "vive bem" nesta "casa táctica", Carlos Martins, titular indiscutível "por hora", não tem a capacidade para garantir os equilíbrios defensivos, sobretudo tendo em conta que o interior esquerdo, seja Coentrão ou Gaitan, se liberta tendencialmente mais no momento ofensivo. 
Se na maioria dos jogos o Benfica compensa esta falha, ora por um bloco defensivo mais baixo com as linhas do meio campo mais juntas, ora, pela menor competência (aparente como se viu nos primeiros 3 jogos da liga) dos adversários para aproveitar este espaço.


Neste post pretendo apenas dar a conhecer 4 nomes de box-to-box do brasileirão, que, e atendendo aquilo que é a capacidade económica do Benfica poderiam ser soluções interessantes: 


Do Corinthians dois nomes:


Elias, camisola 7. Joga como interior-direito no clube, numa função semelhante aquela que era a de Ramires. Sem bola é inteligente na ocupação dos espaços, na ajuda ao seu pivô (o Corinthians joga em 4x4x2 losango habitualmente), libertando se com bola no momento ofensivo. Bom drible, boa capacidade de passe, bastante "pulmão" (Ramires é fora de série, mas este está num nível bastante bom), e sobretudo com um dado importante, que por vezes mostra muito do que poderá ser o jogador no contexto europeu: boa agressividade (no bom sentido claro); procura recuperar rapidamente a bola, e saí com ela a jogar. Tem apenas 1,73m, mas parece ter um motor dentro dele.


-24 anos, internacional pelo Brasil com Mano Menezes, valor do passe: 4 Milhões de euros e não está ligado a nenhum grupo de empresários.
retirado de: globoesporte.com.br
Jucilei, camisa 8. Companheiro de sector de Elias, joga como interior-esquerdo. Bem diferente no entanto: fortíssimo fisicamente, 185m e 79kg, consegue no entanto não perder muito tecnicamente para Elias, procura mais vezes o choque, tem menos agressividade na ocupação dos espaços. Um jogador diferente.


-21 (!) anos, internacional pelo Brasil com Mano Menezes, valor do passe: 4,5 Milhões de euros e  não está ligado a nenhum grupo de empresários.


globoesporte.com.br
Ainda em São Paulo, mais dois nomes interessantes:


Do Santos, emprestado pelo São Paulo, Arouca. Pode jogar como médio mais defensivo, ou como médio centro (box-to-box). Parece ser na segunda posição no entanto que pode estabilizar como um grande jogador. 
Inteligente, é ele o principal motor do meio-campo dos meninos da Vila. Parece até estranho como o São Paulo não o aproveitou. Incansável, sai bem a jogar, mas sobretudo, defende melhor do que Elias e Jucielei, ou melhor, posiciona-se melhor e é mais agressivo. No momento ofensivo não será tão forte no entanto.

-23 anos, valor do passe: 3 Milhões de euros, está ligado ao EUROPESPORT que representa por exemplo Ganso, Dário Conca ou Kléber, jogador do Marítimo.


retirado de: globoesporte.com.br
No Palmeiras de Scolari, Márcio Araujo. Joga ora como interior-direito ora como médio-ala, é no entanto claramente um box-to-box. Faltam-lhe rotinas defensivas, mas saí muito bem com bola dominada, sobre o lado direito, garantindo largura. Um jogador um pouco diferente mas muito interessante. Têm um enorme pulmão, falta-lhe mais do que correr... saber quando correr! Se aperfeiçoar este ponto poderá ser um jogador muitíssimo interessante.

25 anos, valor do passe: 2,5 Milhões de euros, não está ligado a nenhum grupo de empresários.
retirado de: globoesporte.com.br


by Tiago Santos