Sexta-feira, 18 de Março de 2011
Voleibol à Sexta
O Passado já lá vai?

Um pequeno apontamento que calha hoje «que nem ginjas»: O Sporting Clube de Espinho comemora hoje, dia 18 de Março, os dez anos da conquista da Top Teams Cup, onde bateu na meia-final os espanhóis do Unicaja Almeria e na final a forte equipa russa do Izmrud Ekaterinburg, por 3-2. O clube vai organizar um jantar de convívio entre atletas, dirigentes e adeptos, desse e de outros anos, para assinalar aquele que foi o melhor resultado de sempre de uma equipa portuguesa de voleibol.

Fonte: http://www.facebook.com/scespinho.voleibol
                Qual a pertinência de falar deste assunto aqui? Bem, nunca fez mal um relembrar dos feitos de uma equipa que sempre foi um dos grandes do panorama do voleibol português. Relembrar, sim, porque este ano o SC Espinho está a «ir-se abaixo» (à falta de melhor expressão).
                Dos jogadores que, no ano passado, conquistaram o título nacional, apenas três se mantêm no plantel: Miguel Maia e Bruno Gonçalves, distribuidores, e Hugo Ribeiro, libero. Uma migração de jogadores para outros clubes nacionais, nomeadamente para o Vitória SC, obrigou à renovação da equipa que, apesar de muitas contratações internacionais, não tem vindo a mostrar resultados. A revalidação do título parece, de facto, cada vez mais longe – e a AJ Fonte Bastardo, de quem já aqui falei, tem estado a consolidar a sua posição de topo.
                Fica um registo mais desapontado: tenho pena que o campeonato nacional se torne cada vez mais o SL Benfica e os outros. O SC Espinho, dada a sua história, devia ser um adversário à altura. Mas não é.

by Sarah Saint-Maxent


publicado por Minuto Zero às 16:17
link do post | comentar

1 a zero:
De Sérgio a 18 de Março de 2011 às 18:37
Não deixando de congratular este espaço pelo destaque dado ao voleibol, no caso deste post SC Espinho e ao feito histórico que obteve. No entanto, e no que a esta época diz respeito, julgo que apesar de todas as condicionantes que descreve no seu texto, o clube está a efectuar uma razoável temporada. Está na Final da Taça de Portugal e encontra-se na luta por um lugar na final do campeonato. Falta toda uma volta! Cumprimentos.

Sérgio Rocha


De SSMaxent a 19 de Março de 2011 às 16:29
não concordo nada com a «razoável temporada».
o sc espinho está em 5º lugar, com apenas uma vitória em 5 jogos. está com apenas 9 pontos...
muito dificilmente os o Vitória SC, castêlo da maia ou fonte bastardo deixarão que conquiste pontos suficientes para chegar ao play-off final.

a final da taça? perante o formato competitivo da competição, não é de espantar que lá cheguem... (apesar de ter conseguido bater o vitória nas meias)


De Sérgio a 20 de Março de 2011 às 03:20
Bom, sinceramente, uma pessoa que escreve publicamente sobre voleibol fazer esse tipo de comentário sobre a presença numa Final da Taça de Portugal causa imensa estranheza. O 'modelo competitivo' da Taça de Portugal foi igual para todas as equipas (menos para as da Madeira e Açores, tem sido o mesmo ao longo de muitas épocas, e, como muito bem disse, 'apesar de ter conseguido bater o Vitória (em Guimarães, e por 3-0, acrescento) nas meias'. Acha, realmente, um feito de desvalorizar, por completo? E no campeonato? O SC Espinho terminou a primeira fase no 2.º lugar. Também de desvalorizar? No momento em que escreveu o seu artigo, faltavam ainda disputar todos os jogos da segunda volta (no caso do SC Espinho, 3 em casa e 2 fora). Não acha que, apesar de estar a 5 pontos de um lugar na final, e atendendo ao equilíbrio que se tem verificado na prova, não foi um pouco prematuro considerar como longe de razoável a época do SC Espinho? Neste momento, o SC Espinho está no 4.º lugar, a 3 pontos do 2.º e faltam 4 jogos até ao Final. No entanto, ressalvo sempre que, de facto, o SL Benfica está muito forte, reforçou-se muito bem, apesar de o SC Espinho já lhe ter ganho este ano. Ressalvo também que a valorização que dou à época do SC ESpinho tem também em conta todas as condicionantes deste ano, desde a montagem de uma equipa nova, como a mudança da equipa técnica e directiva, assim como de local de treinos e jogos. Cumprimentos


De SSMaxent a 1 de Abril de 2011 às 10:48
em relação ao modelo competitivo da taça de portugal: nunca disse que era de desvalorizar por completo. apenas que os modelos competitivos das taças (no voleibol, como no futebol ou noutro desporto qualquer) não são o mesmo que o campeonato. não lhes dou, mas mais uma vez, é a minha opinião, o mesmo valor que ao campeonato nacional.
de qualquer forma, é de louvar, claro, a sua participação, sobretudo dada a referida vitória sobre o vitória...


De SSMaxent a 1 de Abril de 2011 às 10:39
por mais prematuro que possa ser, é de facto a minha opinião: o sc espinho desta época não tem estofo para chegar ao playoff final.
posso enganar-me? posso. também os que apontavam uma vitória fácil do liverpool contra o braga se enganaram. é um risco que corro, mas aqui não se pede um artigo noticioso e sim uma opinião pessoal. as minhas crónicas são opinião minha, reconhecidamente.

pode não concordar comigo, e está no seu direito. posso continuar a debater este assunto consigo. mas não deixarei de dizer, pelo menos até que o espinho prove o contrário, que não tem plantel para esta época chegar ao playoff final.


Comentar post

pesquisar neste blog
 
Equipa Minuto Zero'
Links
Também Tu Podes Participar!

Participa na Equipa Minuto Zero'

subscrever feeds
Arquivo

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010