Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Minuto Zero

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

Minuto Zero

22
Jan11

Porque ao Sábado se destaca...

Minuto Zero
Crise estrutural Sporting

Fora das quatro linhas o Sporting mostrou porque não ganhou em campo.
Ao longo dos últimos anos, tem sido uma constante. Aliás esta década é bastante produtiva em exemplos em que o Sporting fora das quatros linhas não consegue construir uma equipa coesa que lhe permite dominar o futebol nacional. Sou Benfiquista, mas sei que o Sporting se tivesse: estrutura, organização e profissionalismo teria sido o clube dominante ao longo desta década.
Com uma das melhores academias do Mundo, 2 dos últimos 10 melhores jogadores do Mundo formados no Sporting, tinham tudo para neste momento ser um colosso europeu. Mas quando não há organização, quando a direcção e os presidentes que passam pelo clube preocupam-se mais uns a falar no sistema, outros a criticar as arbitragens, outros a viajar do que a lutar para prestigiarem o clube.
Ao longo dos últimos 10 anos a fragilidades estruturais do Sporting saltam bem à vista. Um clube onde todos querem mandar e em que não existe um único com capacidade para liderar. Um clube sustentado em função dos interesses dos adeptos, isto é de fora para dentro em vez de dentro para fora. Ao longo destes últimos 10 anos, nunca o Sporting conseguiu manter uma equipa coesa e unida e sobretudo com capacidade para remarem todos para o mesmo lado. Paulo Bento um dia disse que os bufos não ficam no Sporting nem mais um minuto, mas na verdade parece que até hoje isso nunca se verificou.
Mais grave que os desentendimentos de Jardel, ou a recusa de Polga a jogar no final da época de 2005, para não falar das férias prolongadas de Liedson aos já mais actuais desentendimentos de Vuckevic, Stojkovic ,Ricardo Batista, Izmailov e a saída do Moutinho é o modo como o Sporting gere esta situação. O Sporting perdoem-me a expressão é uma autêntica república das bananas, onde todos querem mandar, mas ninguém o sabe fazê-lo. Desde Miguel Ribeiro Teles, a Pedro Barbosa, Sá Pinto e finalmente Costinha, todos eles tentam defender os seus interesses e nunca os do clube. Os directores e os presidentes transmitem tudo menos confiança aos adeptos. Desentendimentos, instabilidade no balneário tudo passado para a comunicação social. O país fica todo a saber quais os problemas internos do Sporting. Para não falar de que o estatuto do jogador leva-lhe a que lhe seja aplicado uma multa diferente em casos similares. A comunicação social e os tais bufos fazem o que querem do Sporting. É vergonhoso o caso Sá Pinto-Liedson, mas mais vergonhoso é os responsáveis do clube criticarem outros elementos do clube numa esfera pública.

No de Izmailov prima-se pelo mesmo diapasão. Um jogador com dedicação máxima ao clube, que recuso ir ganhar mais do dobro para o Lokomotiv, que joga até ao limite tem de ser respeitado. O Costinha vir dizer no jogo com o Atlético que outros jogadores estavam inferiorizados e jogaram é andar a gozar com o próprio clube. Desde quando é que problemas internos deste foro são discutidos na praça pública? Pois admiram-se que os jornais especulem. Criou-se mais um conflito, desta vez surreal, porque Izmailov é certamente dos jogadores mais dedicados que o Sporting já teve nesta década. Se não jogou foi porque não pode. As duas versões do empresário e do Sporting só ajudam a sustentar a república das bananas que é o Sporting.
Mas se o caso de Izmailov é estranho o que dizer de Moutinho. Um jogador líder, um carismático que muitas vezes sozinho deu cara pelo clube dentro e fora de campo. Moutinho é o sonho de qualquer criança. Jogar a titular nos séniores do Sporting com idade de Júnior e ser capitão aos 20 anos. Moutinho sempre foi um orgulho para os sportinguistas e para os portugueses. Só porque muda para um rival é odiado, no Sporting enterrava a sua carreira impedindo de ser tornar mundialmente conhecido. Para não falar das crescentes culpas injustas que vinha sofrendo… Moutinho deu tudo por aquela camisola, saiu, no seu regresso devia ter sido ovacionado. Mas não, pela primeira vez na década houve desacatos em clássicos em que não participava o Benfica… Repugnante é o mínimo que posso dizer para classificar o modo como este fantástico jogador mas sobretudo ser humano foi recebido.
Finalizo com uma pergunta.
Qual vai ser o próximo jogador a ter um processo disciplinar ou a sair desta forma?
Sportinguistas têm dois caminhos, ou mantêm a vossa estrutura directiva e estes casos vão-se sucedendo ou então mudam e através dum líder talvez tenham hipóteses de voltar a ter a hegemonia nacional.
P.S: Nem com a melhor academia de todos os tempos, com direcções como estas (da última década) nenhum clube pode vencer.
P.S.2: Paulo Bento daqui a uns anos dos melhores treinadores do Mundo. Tinha tudo para ser o Fergunson português, mais um desperdício…

by João Perfeito