24
Mar11
Steve Field
Minuto Zero
Liga Europa
Pela primeira vez na história, três clubes portugueses estão nos quartos-de-final da mesma competição europeia. Um feito para o desporto nacional. Feito que é ainda mais valorizado quando, entre os três, se encontra o Braga que deixou de fora o todo-poderoso Liverpool.
No entanto, não se está a valorizar em demasia o feito?
Talvez sim, talvez não. Vamos por partes: Por um lado claro que não. Ter três equipas numa fase tão adiantada da prova é sempre uma proeza, sobretudo num país tão pequeno como o nosso, que dá pontos para o ranking e mais uma equipa na liga dos campeões. Porém, para mim não há razão para tanto festejo, pelo menos para já. E porquê?
Vejamos então as equipas que ainda se encontram em prova. 2 Equipas Holandesas, 2 Soviéticas e os espanhóis do Villarreal, para além das portuguesas. Constatamos, então, que o Villarreal é o único representante dos grandes campeonatos europeus, isto porque as equipas desses campeonatos não se motivam para jogar esta “segunda divisão”. Há uns dias, Ribéry apelidava esta liga de “lixo” e dizia não a querer jogar na próxima época (Há forte possibilidade do Bayern lá estar para o ano, daí estas declarações). Ora, facilmente percebemos que os melhores clubes que entraram na prova poucas ambições tinham, como foi o caso de Liverpool, Manchester City ou Juventus, pela falta de prestígio e estímulo da mesma.
![]() |
Fonte: sportschau.de |
Não quero com isto desvalorizar por completo o feito inédito. Nada disso. Apenas quero mostrar não há razões para tanto contentamento. Esta é uma prova pouco competitiva, com relativas facilidades até às fases a eliminar, que muito piorou desde que começou a ser composta por fases de grupos. Os clubes dos melhores campeonatos, muitas vezes, até jogam com os menos utilizados na competição.
Só que apesar de ser uma “segunda divisão”, não é de deitar fora a possibilidade de uma conquista. Uma conquista europeia é sempre assinalável. Deste modo, há que valorizar o feito. Não nos podemos esquecer é do que referi. Não nos podemos esquecer que duas das equipas foram eliminadas da prova elite da UEFA. Não nos podemos esquecer do fiasco do Benfica na Liga dos Campeões num grupo bem acessível…como parece que já foi esquecido e era o mais importante.
No entanto, força Portugal!
by Steve Grácio