Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Minuto Zero

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

Minuto Zero

02
Fev11

Buzzer - Beater

Minuto Zero

Constelações

         Dia 20 de Fevereiro de 2011. Staples Center, Los Angeles, California, Estados Unidos da América. Um dos maiores eventos desportivos do ano irá acontecer: o jogo das estrelas da NBA. Pela 60ª vez, um fim-de-semana inteiro terá lugar com inúmeros eventos ligados à modalidade: jogo entre Rookies (jogadores de 1º ano na liga) e Sophomores (2º ano) na sexta-feira, numa demonstração de talento dos jovens; All-Star Saturday no dia seguinte, com eventos desde o concurso de lançamentos de 3 pontos e o jogo All-Star.
         Os 5 iniciais para ambas as conferências já foram escolhidos pelos fãs: do lado Oeste, Chris Paul e Kobe Bryant são os bases, Kevin Durant e Carmelo Anthony os extremos. O poste seleccionado foi o chinês Yao Ming (que sempre tem recebido milhões de votos, a grande parte mobilizada pelos seus conterrâneos, que diga-se, são imensos). Embora se saiba que é um grande jogador, não poderá estar presente devido a uma lesão, e a liga irá escolher um substituto nos próximos dias.
Fonte: hoopsjournal.com
         Do lado Este o 5 inicial também é representativo dos melhores jogadores a nível individual: Derrick Rose e Dwayne Wade como bases, Lebron James e Amare Stoudemire a extremos e Dwight Howard a poste. Brevemente serão escolhidos 7 reservas para ambas as conferências pelos treinadores da NBA, que não poderão seleccionar ninguém da sua própria equipa. E aqui a tarefa revela-se muito  menos consensual.
         Para que as contas sejam equilibradas, são igualmente definidas posições onde estão listados jogadores para que ambas as equipas sejam equilibradas. Dois bases, dois extremos e um poste para cada lado, no mínimo. Restarão dois jogadores, os quais serão à partida de posições diferentes. Há candidatos que, dado as épocas que têm vindo a fazer, serão escolhas extremamente prováveis. Rajon Rondo, Ray Allen e Paul Pierce dos Celtics deverão entrar nas contas do Este. Chris Bosh, de Miami e Al Horford de Atlanta também. E os restantes dois? Há vários nomes em discussão: Raymond Felton, Carlos Boozer, Joe Johnson, Joakim Noah, Shaquille O’neal, Kevin Garnett ou Josh Smith. Na minha opinião, Shaquille O’neal é uma escolha lógica, dado o cariz de entretenimento do evento. É apenas uma sombra do jogador dominante dos anos 90 e 2000, mas assegurou a posição de poste em Boston até ao regresso de Kendrick Perkins. E um All-Star dificilmente é divertido sem ele, não nos podemos esquecer que  não se vão decidir campeonatos. Quanto ao outro jogador é-me difícil escolher um. Talvez Felton, essencial para Stoudemire em Nova Iorque, ou Johnson, como um segundo representante de Atlanta, ou mesmo Boozer, no caso de Chicago.
         Quanto aos reservas de Oeste, há também os candidatos consensuais: Deron Williams e Russell Westbrook deverão figurar como bases. Dirk Nowitzki é também um extremo quase certo. Pau Gasol e Tim Duncan poderão figurar como extremos ou postes (sendo até possível que um deles seja o substituto de Ming). De resto, a nível de postes é provável que Nené Hilário dos Denver Nuggets faça parte da equipa, mas também o poderá ser Emeka Okafor. Contudo, na minha opinião há outros candidatos que deveriam ir este ano. Em vez de Duncan, o seu colega Manu Ginobli tem sido o melhor jogador da equipa, porém peca por muitos jogadores de qualidade na sua posição. Monta Ellis também tem tido uma época sensacional. E claro, Blake Griffin e Kevin Love deveriam estar no plantel, sendo das maiores forças da liga em termos de ressaltos e pontos. Porém a sua selecção nunca será consensual, devido a fazerem parte de equipas com maus resultados, que tirariam o lugar a jogadores em equipas melhores.
         Sigamos para os destaques. A nível positivo destaco a votação dos fãs para o jogo All-Star. Em ambas as equipas os votos coincidiram com os jogadores que mais se têm revelado os melhores em cada posição, exceptuando Yao Ming. E aí reside o meu destaque negativo. Como todos sabemos, a China tem mais de um bilião de habitantes. E Ming é muito popular. Mas já toda a gente sabia que ele estava lesionado até ao final da época e nunca iria participar no evento. Por isso mesmo, não se deveria prejudicar outros jogadores na sua posição apenas porque muita gente gosta do jogador mais alto da liga.

by Óscar Morgado