Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Minuto Zero

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

Minuto Zero

28
Dez10

Em Frente - Semana Melhores do Ano (2010)

Minuto Zero
            Uma figura da Figueira
 
              Nem sempre a resposta mais esperada é aquela que se obtém. Falando de uma figura do ano prefiro fugir às escolhas obvias. Podia escolher grandes nomes mundiais, mas não o faço. Podia louvar o excelente trabalho de um treinador de futebol aqui ou ali – Jesus voltou a dar um título aos benfiquistas, Mourinho alcançou novamente o topo da cadeia alimentar, Del Bosque apresentou a todos nós um novo campeão mundial – mas não o faço. Prefiro reconhecer outros que também contribuem para elevar a sua área de trabalho, sem sempre serem reconhecidos por isso. Mário Patrício merece ser louvado pelo excelente trabalho no Andebol e Futsal Leonino, João Silva pela sua rápida ascensão no Triatlo, Telma Monteiro foi vice-campeã mundial, João Pina foi campeão europeu, entre outros. No entanto, mesmo destes, de uma ou outra forma, vamos tendo notícias, reconhecimento do seu excelente trabalho, mesmo que nem assim seja feita total justiça aos seus feitos (o futebol consome muito do noticiário desportivo).
Fonte: InfoAssociados

                Para mim, a figura do ano não teve ao longo deste vida fácil. Aliás, pelo que vou conhecendo acerca do mesmo nunca o teve enquanto treinador de Basquetebol da equipa principal do Ginásio Clube Figueirense. Pois bem, para mim a figura do ano é Sérgio Salvador, o grande impulsionador da modalidade na Figueira da Foz.
                Phil Jackson é sinónimo de espectáculo nos Estados Unidos, Henrique Vieira em Portugal tem sido sinónimo de títulos. Muito bem, trabalho bem feito e se estão onde estão é porque merecem lá estar. Agora, e se não tivessem as condições de trabalho que têm? Se não tivessem a base financeira para construírem o plantel que têm? Se vivessem todos os dias sob o receio de ver o seu clube fechar portas? Se tivessem que apertar o cinto ano após ano? Pois, talvez não fosse tão fácil. Talvez não fossem capazes de aguentar o leme durante cinco anos de um clube como o Ginásio. Bem, a verdade é que Sérgio Salvador, nascido em São Paulo (Brasil), tem feito um excelente trabalho desde que assumiu o comando da equipa em 2005, conseguindo no seu primeiro ano um feito impensável: alcançou a final do campeonato, a qual perdeu para a Ovarense (após eliminar de forma categórica tanto o Futebol Clube do Porto como o Sport Lisboa e Benfica).
                O agora naturalizado português notabilizou-se em terras lusas inicialmente como jogador, actuando no Beira-Mar, no Sanjoanense, no Esgueira, no Illiabum, na Naval e no Ginásio. Posteriormente, prosseguiu a sua carreira como adjunto de Orlando Simões no clube figueirense. Nesse período, o melhor que o clube alcançou foi um sexto lugar, sendo que em metade das ocasiões (entre 1997 e 2005) nem aos playoffs conseguiu chegar. Quanto o treinador Orlando Simões abandonou o Ginásio para rumar à selecção nacional, chegou então a altura de Salvador assumir o cargo principal, sendo que nas quatro temporadas já realizadas ficou somente uma vez de fora da fase final (perdeu a vaga na última jornada do campeonato de 2009/2010), alcançado o já referido segundo lugar, para além de um sexto e quarto lugar.       Este ano, com nove jornadas disputadas, apresenta um saldo positivo (cinco vitórias em nove jogos), encontrando-se na sexta posição da liga. Infelizmente, o saldo não é ainda mais positivo, porque juntando ao estado financeiro do clube, os principais atletas do plantel têm sido alvo de lesões de elevado grau de gravidade.
                A Liga Portuguesa de Basquetebol já contou com a presença de vinte e seis clubes, sendo que, infelizmente, dezoito desses – na sua maioria – tiveram de abandonar devido a problemas financeiros. No caso figueirense, tem sido devido ao trabalho de alguns que o clube se tem mantido, sendo que entre esses, o treinador luso-brasileiro tem sido um exemplo de excelência. No passado, em entrevista ao site oficial do clube, Salvador disse que “os orçamentos às vezes facilitam a vida a muita gente, mas nunca serão garantia de vitórias”. Por todo o seu trabalho, por ter assumido uma postura vencedora num clube em claras dificuldades, Sérgio Salvador assume-se, para mim, como uma figura incontornável do desporto português, sendo que não poderia deixar passar esta hipótese de o homenagear.

by Jorge Sousa

1 comentário

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.