Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Minuto Zero

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

Minuto Zero

07
Jan11

Voleibol à Sexta

Minuto Zero
Lamento de início do ano

Sempre me disseram que saber cruzar os assuntos que me chegam de diversas fontes é uma enorme mais-valia. Cá estou, novamente, a tentar fazer isso.
Algures nas aulas de Direito da Comunicação Social, lembro-me de se ter falado na lista de acontecimentos de interesse nacional (na sua maioria, eventos desportivos) que deviam, a não ser que tais canais não vissem qualquer vantagem, ou não quisessem, transmiti-los, ser emitidos em canais generalistas de sinal aberto (RTP, 2, SIC e TVI). No momento em que se falou nisso, apurei imediatamente o ouvido e, claro – rufar de tambores – não foi mencionado um único evento relacionado com o voleibol.
Lá estavam as finais de andebol e futsal, as participações portuguesas nas competições internacionais dos mesmos desportos, e também do basquetebol, da natação, do atletismo, do judo, etc etc. Nada, nadinha, se disse sobre voleibol.
Volto a insistir: a selecção portuguesa de seniores masculinos conseguiu, em 2010, vencer de maneira imprevisível a Liga Europeia e, assim, apurar-se directamente para o Campeonato Europeu 2011. Com essa vitória, conseguiu também aceder ao Play-off de acesso à Liga Mundial, onde perdeu com a sua congénere de Porto Rico. Este foi talvez o maior feito do último ano, mas também várias outras equipas e escalões surgiram no panorama internacional do voleibol. A equipa de juvenis do SL Benfica, por exemplo, disputou em Setembro passado a EuroCup Volley de Sub-18, em Itália; a equipa sénior da mesma equipa venceu no final do ano o Torneio Ermasport, decorrido na Holanda. Podia continuar, referir as selecções de seniores femininos, as de cadetes, etc, etc. Todas elas merecedoras, na minha opinião, de um público português – mesmo que através da televisão.
Não adianta de muito: creio que já todos percebemos onde quero chegar. Mas continua a ser para mim impensável que isto aconteça com aquela que é, como disse a semana passada, a segunda modalidade com mais praticantes federados no país, a seguir ao futebol.
Já passei a fase de me irritar por ficar limitada aos jogos que passam na BenficaTV (passe a publicidade) quando não posso ir ver jogos ao vivo. Recuso (okay, não recuso, mas não posso, para bem da minha sanidade mental e intelectual) ter os canais desportivos pagos em casa. Assim, o que resta? Um piratearzinho saudável para ver alguns grandes jogos na internet? Parece que sim, embora isso me arrepie.
Mas não posso deixar de expressar – mais uma vez, e acredito que comece a ser repetitivo – o meu desagrado em relação à subvalorização constante do voleibol. Ainda por cima… as jogadoras de voleibol são constantemente consideradas as atletas mais sexy do mundo desportivo. Não é uma boa razão para se passarem os jogos em canal aberto?
 «Girls Volleyball, I Know What College I’m Going To», em Brotha-Numpsey’s PhotoBucket


by Sarah Saint-Maxent

4 comentários

Comentar post