Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Minuto Zero

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

Minuto Zero

27
Dez10

Equipa do Ano UEFA.com

Minuto Zero
Hoje deixo-vos uma proposta bem interessante: como habitual, o UEFA.com promove o XI do ano, um passatempo no qual os visitantes do site são convidados a escolher 11 jogadores e 1 treinador do ano no futebol europeu.
O passatempo tem algumas limitações, apenas pudemos escolher de entre uma lista previamente definida de jogadores, organizados por posição. Apesar de tudo é um exercício bem interessante.

Fica aqui o meu XI do Ano, passem pelo site UEFA.com e escolham o vosso! E já agora passem pelo nosso blog e deixem também as vossas impressões!

Iker Casillas (Real Madrid\Espanha)

Campeão do mundo pela Espanha na África do Sul. Talvez o melhor do mundo neste momento. Aos 29 anos parece cada vez mais seguro e refinado, com algumas exibições que valeram os 3 pontos à sua equipa de sempre o Real Madrid, onde de resto é capitão de equipa. Incrível pensar que este guarda-redes tem só 29 anos, quando já é o indiscutível 1 do clube de Chamartín à mais de 8 anos.
Confesso que durante muitos anos foi para mim o número 2 mundial, atrás do italiano Buffon, mas neste momento da carreira será provavelmente o guarda-redes que mais garantias oferece no futebol europeu.
Para além de ser campeão do mundo, fez ainda uma boa época na liga espanhola, onde o "seu" Real teria sido em circunstâncias normais campeão... só faltou bater o Barça.

Fica ainda o destaque para David de Gea, Jovem guarda-redes do Atlético de Madrid. Passou de guarda-redes da equipa B do Atlético a titular da equipa principal. Guarda-redes alto, mas com boa agilidade. Seguro, faz lembrar Van der Sar em alguns momentos, não só fisicamente, mas também na forma de defender. Fortíssimo entre os postes sobretudo.

Maicon (Inter\Brasil)

Tal como no caso de Casillas não só o melhor do ano mas o melhor do mundo. Peça chave no esquema do Inter campeão europeu, foi na minha óptica o jogador mais preponderante da Liga dos Campeões.
Fisicamente roça a perfeição, com um pulmão incrível, tem enorme propensão ofensiva, embora seja também fantástico a defender. Mais que tudo, domina os tempos de saída para o ataque como poucos, o que aliado as suas capacidades técnicas faz dele o melhor defesa-direito mundial. Foi ainda campeão do Mundo de clubes e deixou Daniel Alves no banco de suplentes da selecção brasileira no mundial. Impressionante!

Piqué (Barcelona\Espanha)

Campeão do mundo e campeão espanhol, o jovem central catalão é provavelmente nos dias que correm o melhor central do mundo. Junta a todas as propriedades defensivas refinadas uma incrível capacidade e passe longo e saída em posse, que fazem dele a bandeira dos centrais modernos, que juntam para além das competências habituais a capacidade para sair a jogar. Só faltou a Champions.

Lúcio (Inter\Espanha)

Coloco-o no XI em detrimento de Puyol. Raçudo (por vezes em excesso), o central brasileiro formou com Walter Samuel uma dupla de centrais de grande qualidade. Começou a época como dispensado do Bayern com Van Gaal (vá-se lá perceber porque), sendo aproveitado por José Mourinho no seu Inter, voltando não só as exibições de alto nível, mas também às grandes conquistas.

Coentrão (Benfica\Portugal)

Escolho-o confesso, muito na impossibilidade causada pelas escolhas da Uefa, de nomear um outro. De entre os nomeados acho no entanto que foi aquele que melhor rendimento obteve, não que seja o melhor, mas porque foi o melhor do ano.
"Inventado" como lateral por Jorge Jesus, deu ao Benfica campeão a capacidade ofensiva pela lateral-esquerda que lhe faltava desde a saída do brasileiro Léo. Cresceu como jogador, conciliando capacidade física, técnica, e sobretudo, competência táctica incrível para um jogador que fez formação como extremo.
2011 terá de ser o ano do salto, pode jogar em qualquer equipa do mundo. Será sempre um lateral ofensivo, mas cada vez mais cumpre melhor as missões ofensivas.

A minha escolha para melhor defesa esquerdo seria no entanto Garret Bale. A Uefa colocou-o como médio nesta votação.

Cristiano Ronaldo (Real Madrid\Portugal)

Apesar de não ter sido o seu melhor ano não poderia faltar nesta selecção. Está cada vez mais competente e a fazer mais golos. Com Mourinho, tem tido uma equipa mais ao seu nível. Fabuloso!


Xavi (Barcelona\Espanha)

Melhor jogador do Mundial, na minha humilde opinião, é o dínamo da selecção espanhola e do fantástico Barcelona de Guardiola. Está sempre onde está a bola... domina na perfeição uma das capacidades técnicas que mais brilhantismo ao desporto fantástico que é o futebol! O passe!
Provavelmente será premiado com o prémio de melhor do mundo este ano.

Sneijder (Inter\Holanda)

Campeão europeu e mundial com o Inter, finalista vencido na Africa do Sul. Génio baixinho, escondido no plantel do Real Madrid por demasiado tempo. Capacidade de passe, remate, playmaker de top. Joga e faz jogar. Um grande ano.

Iniesta (Barcelona\Espanha)

Mais um pequeno génio espanhol. Junta à capacidade de passe refinada uma incrível capacidade de 1x1. Pode ser médio-centro, médio-ofensivo, médio-ala ou mesmo mais próximo dos avançados. Candidato a bola de Ouro.

Messi (Barcelona\Argentina)

Genial. Melhor do mundo da época passada. Com Guardiola, o 10 blaugrana vem cada vez mais ocupando zonas centrais, alternando com a sua habitual posição mais à direita. Faltou-lhe um grande Mundial...
O melhor jogador do mundo... (que me perdoe Ronaldo)

Villa (Barcelona\Espanha)

Avançado titular da Espanha campeã do mundo, para além da eximia capacidade de remate, tem drible e inteligência de movimentos

Treinador:

José Mourinho (Inter Milão e Real Madrid)

Em 2 anos conquista 2 títulos italianos, 1 taça de Itália e mais importante que tudo, deu a Moratti o tão ansiado troféu de campeão europeu!
Reciclou o Inter, dando lhe personalidade e competência, numa época incrível.

By Tiago Luís Santos

2 comentários

Comentar post