Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Minuto Zero

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

Minuto Zero

01
Dez10

Notas da liga dos campeões - Tottenham de Redknapp e Bale

Minuto Zero
De Londres surge esta temporada uma "nova" potência, estreante nestas andanças apesar de todo o seu historial. Orientado por Harry Redknapp, o Tottenham garantiu já a passagem à segunda fase com atestado de competência.
Num grupo onde estão também Inter de Milão, Werder Bremem e  o campeão holandês Twente, destacou-se claramente consistência (perdeu apenas com o Inter em Milão..4-3) exibicional que vem apresentando.
Com um plantel de enorme valia, ao qual soube acrescentar esta temporada o nome de Rafael van der Vaart e William Gallas, este gigante inglês parece de volta ao mais alto nível, tendo esta época um oportunidade única (porque estamos a falar de um clube da Premier League) de se destacar na mais prestigiada competição de clubes.
Partindo de um 4x4x1x1, com um estilo bem britânico, como é de resto imagem de marca de Redknapp, forma duas linhas de 4 bem definidas, libertando depois o talento de Van der Vaart nas costas de um ponta-de-lança, seja ele Crouch ou Pavlyuchenko. 
Apesar dos portentoso planteis das ultimas épocas, em nenhuma delas esta equipa tinha estado a um nível tão alto: a inclusão de Gallas deu à sua defesa um novo improve de qualidade substancial; no meio-campo surge duplo-pivô onde Huddlestone funciona como 6 ao lado de Jenas ou mesmo de Modric, os quais funcionam como principais municiadores da transição em posse; nas alas não faltam soluções, sejam elas Modric ou Kranjkar, falsos-alas, Bentley ou Lennon, e sobretudo o "ala" Bale, grande figura de destaque deste arranque de temporada. 
A dinâmica de Redknaap é no entanto como disse antes de base bem britânica: o passe longo para a frente de ataque é solução mais recorrente, procurando o ponta-de-lança alto (daí que Defoe não seja opção habitual), em torno do qual se movem os talentosos Modric e Van der Vaart. 
Mas não só. Bale, Modric ou Jenas são jogadores com uma enorme capacidade de transporte de bola,  sempre opção na saída para o ataque em posse.

fonte: Daily Telegraph 


Mas a grande figura da época é o inevitável Gareth Bale. Mais uma vez o país de Gales dá ao futebol mundial um esquerdino genial. Depois de Ryan Giggs, Bale é na nova figura de proa do futebol gaulês, deixando a Europa do futebol de queixo caído com os 3 golos incríveis que marcou em Milão (derrota 4-3). Surge esta temporada com médio-ala esquerdo, aproveitando a sua incrível velocidade e potencia física, para além de uma qualidade técnica acima da média. Ganha-se um muito bom médio-ala esquerdo, perde-se um excelente lateral. Para além da capacidade ofensiva, Bale é, como lateral um bom defensor, apesar de, como a sua juventude indica, ter muito que evoluir. Parece dominar bem os tempos de saída para o ataque, mas a sua capacidade acima da média faz com que Redknapp o coloque mais à frente no terreno.
Será seguramente um dos jogadores mais cobiçados do mercado de Inverno, mas ai como promessa de enorme lateral-esquerdo. Digo isto porque, tendo em conta que o seu futuro passa por um gigante europeu, o seu verdadeiro espaço no terreno será na defesa, como defesa esquerdo ofensivo é claro, mas sempre como lateral. Resta agora saber quem consegue ganhar a corrida por este Enorme jogador.

fonte: Daily Telegraph

By Tiago Luís Santos