Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Minuto Zero

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

Minuto Zero

01
Nov10

Segunda é o dia

Minuto Zero
Mais do mesmo

1. Aos poucos, o Sporting parece que começa a tornar-se uma equipa. Ainda que com muitos pormenores por afinar e que, provavelmente, já não serão resolvidos a tempo de vencer o campeonato, a equipa de Paulo Sérgio começa a ser isso mesmo: uma equipa.
Depois dos bons resultados para a Liga Europa, o Sporting apresentou um bom futebol na semana passada, no jogo contra o Rio Ave e novamente esta semana, contra a União de Leiria. Em ambos os casos, os resultados não demonstram fielmente o que foram os jogos. Ainda que não fazendo uma exibição de encher o olho, pelo menos a equipa leonina conseguiu estar por cima do adversário.
Contudo, será já tarde de mais para que o Sporting ainda vá a tempo de ser campeão. O Porto já leva um grande avanço e, mesmo depois da vitória de ontem, penso que é uma vantagem já irrecuperável. Não obstante, o Sporting continua ainda envolvido em todas as provas (Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga Europa, além do campeonato) e tenho a esperança que, de facto, triunfe em pelo menos uma delas.

2. Entretanto, em Madrid, Cristiano Ronaldo, um produto dos leões, tem dado cartas no Real Madrid de José Mourinho. Já sabíamos que Mourinho era, de facto, o melhor, e que Ronaldo era um dos melhores, mas não basta sê-lo, é necessário parecê-lo. Para os críticos que de tempos a tempos se lembram de atacar o jogador, eis a reposta. Uma série de jogos a marcar golos importantes (como os dois que deram a vitória ao Real sobre o Hércules, já nos últimos cinco minutos) e a fazer assistências decisivas.
Na Selecção Nacional, Ronaldo tem também voltado à boa forma e aos golos. Continua a haver muitos pseudo-críticos que insistem em manter uma opinião desfavorável sobre o jogador. Porém, penso que não faz sentido, perante os últimos meses, dizer que Ronaldo não é o melhor jogador português. Espero vivamente que Ronaldo mantenha a boa forma, não só para ajudar a equipa nacional no apuramento, mas também para silenciar aqueles que continuam a criticá-lo.

3. Nos últimos tempos têm surgido também notícias de eventuais fraudes na escolha dos países para organizar os Mundiais de 2018 e 2022. Dois membros do comité de eleição já foram suspensos e acusados e algumas candidaturas estão a ser investigadas, entre as quais a de Portugal. Já sabemos que no futebol, como em quase todos os desportos, os tráficos de influências são um hábito comum. Todavia, não podemos deixar de nos indignar com tantos casos de corrupção no desporto a que recorrentemente assistimos.

4. Motivo de celeuma em Portugal continua a ser as arbitragens. Os grandes insistem, de tempos a tempos, a criticá-las. Neste momento, a iniciativa pertence ao Benfica. Não adianta criticarmos este ou aquele clube porque, no fundo, a certo momento, todos fazem o mesmo. Mas é preciso fazer alguma coisa no desporto, em especial no futebol, para acabar com as suspeições crónicas. O problema não é só português, mas pelo menos a nossa parte podemos resolvê-la.

by João Vargas