Sábado, 27 de Novembro de 2010
Porque ao Sábado se destaca...
Benfica e Sporting rumo ao título Europeu

Pela primeira vez na história duas equipas portuguesas conseguiram simultaneamente participar nesta competição.
Começo o meu post desta semana pelo formato da competição.
Parece-me ridículo. Primeiro só ter um campeão de cada país é altamente prejudicial. A competição perde cariz competitivo e só mesmo na Final Four existem jogos de igual para igual.
As duas rondas de qualificação antes da ronda de elite começam sempre com grupos de 4 equipas que têm vencedores antecipados, mais uma vez devido ao facto de só jogarem os campeões nacionais dos respectivos países. A ronda de elite que é a ronda onde já estão todas as melhores equipas é constituída por 4 grupos de 4 equipas. Jogando a qualificação num pavilhão de cada equipa de cada grupo.
Imaginemos isto para o futebol de onze. A Liga dos Campeões com um grupo. Porto-Barcelona-Rangers-Partizan ou Benfica- Manchester United- Rosenborg- Cluj não daria vantagem aos colossos europeus se a eliminatória fosse disputada em território nacional.
Com o avanço da modalidade penso que as eliminatórias se decidiram a duas mãos (casa e fora) e os grupos serão jogados também dessa forma.
Contudo á competição em si.
O El Pozo Múrcia é o principal candidato. Encabeçado por um dos melhores jogadores do Mundo (Kike) o El Pozo é a melhor equipa do Mundo dos últimos 5 anos. Nos últimos 5 anos venceu a Liga Espanhola (Melhor liga do Mundo) por 4 vezes e terminou também 4 vezes em primeiro lugar da ase regular. Equipa tacticamente fortíssima respira futsal por todo o lado, falta-lhe apenas experiência para chegar ao ceptro europeu. André Lima e Pedro Costa fizeram a festa o ano passado quando no último minuto Vampeta atirou os espanhóis para fora da competição. Estava eliminada a melhor equipa do Mundo e o Benfica tinha tudo para ser a primeira equipa simultaneamente campeã europeia de futebol e futsal.
Mas o El Pozo Múrcia terá pela frente uma das melhores equipas do ponto de vista organizativo do Mundo. O Sporting com um esquema de jogo enraizado há muitos anos, melhorado este ano com a vinda de Orlando Duarte (um dos melhores técnicos mundiais de sempre da modalidade) e sobretudo com o alargamento do seu plantel, faz tremer qualquer equipa. A rotatividade permite à equipa manter grande intensidade ao longo de todo o jogo, coisa que poucas equipas conseguem efectivar.
Com o apoio dos seus fervorosos adeptos a turma leonina a jogar em casa tem tudo para eliminar o El Pozo. A qualidade e a frustração de sucessões de desilusões são os pontos a favor do ElPozo. A organização e o factor casa são as premissas necessárias ao Sporting para tentar ultrapassar o primeiro obstáculo rumo ao seu principal objectivo: suceder ao Benfica como campeão Europeu.
O Montesilvano surpreendeu tudo e todos ao sagrar-se campeão italiano. Mas o título de equipa sensação não se ficou por uma época. Liderados por Foglia, um dos mais talentosos jogadores da modalidade, os italianos eliminaram na sua própria casa os russos do Ekaterinburg, considerada colectivamente a segunda melhor equipa do mundo. Mas a façanha dos italianos não se ficou por aqui, conseguiram também eliminar o poderoso Araz, equipa azeri que é praticamente a selecção do Azerbaijão que tão boa conta do recado deu no europeu transacto. Araz, uma equipa com um entrosamento fantástico aliando ainda uma criatividade fora dos padrões do futsal.
O Kairat é a par do El Pozo Múrcia a equipa mais frustrada da competição. Equipa que luta até não poder mais, mas com grandes debilidades individuais que a impedem de ir mais além. Jogar contra o Kairat tem um desfecho improvável. Em dia sim derrotam qualquer equipa em dia não são goleados.
Por fim o segundo principal candidato ao ceptro europeu. Este ano liderados por Paulo Fernandes, o Benfica está colectivamente mais forte. Nos últimos faltava um treinador à equipa, para organizar e padronizar o talento dos seus jogadores. Sem Ricardinho mas com Diece o Benfica é uma equipa onde cada vez mais os talentos são substituídos por carregadores de piano. Com a manutenção da espinha dorsal dos últimos anos o Benfica é neste momento a equipa mais experiente do Mundo, sabe jogar em qualquer pavilhão perante qualquer público e tem sempre grandes probabilidades de ganhar.
Contudo para além de Joel Queirós, aquele que eu considero o melhor pivot do Mundo, e do guarda-redes Bébé, falta outro grande jogador à equipa do Benfica para lutar de igual para igual com o ElPozo. Se o Sporting eliminar o ElPozo abre caminho ao favoritismo encarnado, caso contrário, com pena para o futsal português, será apenas o Benfica a tentar derrotar está gigante que já está farto de estar adormecido.

Nota: O Benfica ainda não está apurado, mas é previsível que tal aconteça. El Pozo e Sporting discutem a outra vaga.  

Fonte: globpt.com
 
by João Perfeito



publicado por Minuto Zero às 14:23
link do post | comentar

1 a zero:
De stevefg_8 a 27 de Novembro de 2010 às 16:14
bom post...só acho que o formato,apesar de nao ser perfeito,tem pontos superiores ao futebol.na minha opinião,ir quatro equipas de um país é mau para a competição,que provoca a ausência de equipas de outros países. a antiga taça dos campeões era melhor nesse aspecto. o ideal era aproveitar os pontos fortes das duas,assim como está nao me parece correcto..


De Tiago Santos a 29 de Novembro de 2010 às 19:42
O formato é muito rudimentar... a Uefa deve estar prestes a alterar.. a modalidade esta em crescendo falta apenas os países anglo-saxonicos e França adrirem para haver um BOOM da modalidade.. em Inglaterra já vai aparecendo alguma coisa...


Comentar post

pesquisar neste blog
 
Equipa Minuto Zero'
Links
Também Tu Podes Participar!

Participa na Equipa Minuto Zero'

subscrever feeds
Arquivo

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010