Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Minuto Zero

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

Minuto Zero

23
Mar11

Em Frente

Minuto Zero
Eleições Cansativas


Finalmente as eleições estão a chegar. Tenho acompanhado a campanha dos diferentes candidatos e neste momento, tal como creio que acontece com estes, sinto um certo desgaste enquanto sócio do clube. Começo a estar farto desta espera, das constantes notícias e contra-notícias, dos constantes actos de difamação.
Ainda bem que é já sábado que – espero eu – seja definitivamente colocado um ponto final nesta crise de liderança. E, sendo sincero, começo a nem querer saber quem sairá vencedor. Se há duas semanas sentia-me inclinado a votar no candidato da Lista C, Bruno de Carvalho e, no decorrer da última semana, tomava o voto neste como um dado adquirido, agora sinto que nem este, nem nenhum outro candidato fez por merecer o meu voto. Senão vejamos:
Bruno de Carvalho foi o único a apresentar um projecto, isso é incontornavelmente claro. No entanto, a campanha “Por um Sporting sem complexos” parece ter entrado numa espiral de arrogância que eu verificava em outras candidaturas. De adepto praticamente anónimo a possível figura central do Universo Leonino parecia ser um passo realista, no entanto torna-se notório que o candidato não tem conseguido lidar com o processo de difamação que se tem deparado sobre si. Apresenta um grande cansaço inerente a todo o acto eleitoral e enquanto favorito das massas, com os holofotes centrados na sua pessoa, tem-se descaído, dando luz a algumas falhas no seu projecto e à perda de votos que tinha assegurado.

fonte: Diário de Notícias
Mas, entre ter falhas no projecto, ou não ter projecto algum venha o diabo e escolha. Dias Ferreira, em virtude dos debates na RTPN e no Jornal Jogo (em conjunto com o DN) tem vindo a ganhar força. No entanto, talvez seja já muito tarde para conseguir ganhar as eleições. Apresentou um director desportivo polémico no início da campanha que o parecia colocar logo de parte na corrida à presidência do clube. Conseguiu voltar à ribalta com a apresentação de um treinador reputado, mas, voltou a perder visibilidade nos órgãos de comunicação social. Regressou agora em força num último pressing demagógico, com o dom da fala que todos lhe reconhecem e com a apresentação de jogadores na próxima quinta-feira.
Por falar em jogadores, Pedro Baltazar parece ter aí o seu grande trunfo à vitória. Adriano, Léon, Drenthe são alguns dos nomes falados pela sua lista em caso de eleição do candidato. No entanto, novamente, tal como o antigo comentador da SIC, não tem apresentado ideias concretas para o clube, preocupando-se mais em atacar os seus rivais. Pior, ao contrário de Dias Ferreira, não tem o dom da palavra (ainda por cima é gago, o que não ajuda nesse ponto) e a gafe relativa a um outro clube terá sido a “morte do artista” para este candidato, que mesmo com a derrota, parece ser um nome importante no futuro do clube em virtude dos seus investimentos neste.
 Falar parece ser também o forte do candidato Abrantes Mendes. É quase um dado certo que não vencerá as eleições. Mesmo assim avançou, fazendo notar que como ele haverá poucos Sportinguistas. Não tem ideias à vista, no entanto é um forte crítico do Projecto Roquette e um conhecedor da realidade do clube. No entanto, apresentar discursos elaborados e honestos não chega e os sócios terão isso em conta.
Por fim, falando em sócios, será o apoio dos mais antigos que dará ainda hipóteses a Godinho Lopes de almejar a sua eleição. Começou por ser o grande favorito, mesmo sendo o candidato da Continuidade (por muito que ele o tende negar). Mesmo assim, para além de juntar em seu torno notáveis do Universo Leonino, acabou por não conseguir realizar uma campanha positiva. Prometia união e, em termos eleitorais, acabou apenas por dar importância a atacar os seus oponentes, nomeadamente Bruno de Carvalho. Medidas foram poucas as que teve em conta, refere 100 milhões de euros, mas fugindo sempre à explicação profunda deste valor. Enfim, tem acabo por ser aniquilado nos diferentes debates e arrogância da sua lista terá igualmente sido responsável pela sua provável derrota.
Não sei quem vencerá. Quem o fizer será com números baixos, sendo neste momento a eleição por maioria uma miragem. Godinho Lopes e Bruno de Carvalho pareciam até agora ir disputar a vitória. No entanto, a estes junta-se agora Dias Ferreira, o grande outsider. As eleições são no sábado e o meu voto irá para…

Saudações Leoninas,

by Jorge Sousa

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.