Domingo, 13 de Março de 2011
Porque ao Sábado se destaca...
Projecto europeu



O Benfica neste momento em 4 modalidades luta para vencer uma competição europeia.
No futebol, os comandados de Jorge Jesus face ao previsível afastamento dos seus rivais ingleses (Liverpool e Manchester City) juntamente com o Futebol Clube do Porto e a par do Vilarreal são o principal candidato ao troféu. A estratégia mais defensiva e de contra-golpe jogada nesta temporada nalguns jogos frente a adversários poderosos é o indicador das reais possibilidades da equipa do Benfica passar da ilusão à conquista.
No hóquei em patins, na Taça CERS após eliminar os italianos do Lodi, depois duma galvanizadora vitória em casa por números expressivos 7-4, mesmo com a derrota forasteira 7-5 o Benfica demonstrou à Europa a sua capacidade concretizadora. Pela frente terão os espanhóis do Lloret equipa que o ano passado eliminou o Benfica da final da referida competição.
Mesmo sendo esta Taça CERS uma Liga Europa do hóquei, o é que é certo é que muito tem feito o Benfica este ano para obrigar o enacampeão FCPorto a mostrar toda a sua valia no Campeonato Nacional, ao invés de anos e anos de campeão anunciado à 5ª ou 6ª jornada. Sendo o FC Porto a segunda melhor equipa da Europa, a seguir ao todo-poderoso Barcelona o Benfica tem tudo para num futuro próximo ambicionar um inédito título europeu, algo surpreende visto que nem no tempo de Livramento consegui tal proeza.
No basquetebol conseguiu passar a primeira fase da EuroChallenge , perdendo na segunda face somente adversários francês, letões e suecos. Deu boa réplica e provou que com trabalho o basquetebol nacional mais cedo ou mais se internacionalizará de forma efectiva.
No Andebol o Benfica luta para suceder ao Sporting como vencedor da Taça Challenge. Com vitórias categóricas e boa solidez defensiva o Benfica consegue finalmente mostrar entrosamento entre a sua espinha dorsal. Finalmente a equipa deixou de ser apenas um conjunto aglomerado de talentos nacionais.
A cereja no topo deste bolo é o futsal. Com o segundo plantel mais experiente da Europa, com um colectivismo fortíssimo e a ambição inédita de ser a primeira equipa dos últimos 7 anos a ser bi-campeã europeia o Benfica tem sérias hipóteses de repetir o memorável triunfo da época transacta.
Sem o estigma psicológico de jogar perante o Interviú, com o ElPozo eliminado, o Benfica beneficia ainda da inexperiência do seu eterno rival Sporting e da má época interna do Montesilvano de Itália. Os anfitriões Kairat Almaty jogam durante todo o ano num campeonato só com 4 equipas, onde são campeões anunciados, a falta de ritmo pode ser determinante face à experiência e preparação do Benfica.
Sem participação no corrente ano, o Voleibol do Benfica tem dominado de forma inequívoca o panorama nacional. Um plantel bem melhor do que aquele que à uns anos foi eliminado nos quartos-de-final da Challenge Cup. Assim no próximo ano o Benfica poderá assumir-se rumo a um estatuto europeu semelhante ao do Sporting de Espinho em 2001, quando pela primeira vez conquistou uma competição europeia para Portugal.
Embora num futuro próximo só no hóquei e futsal lute pelo mais alto título europeu, no basquetebol, andebol e voleibol o Benfica tem tudo para ir aumentando o seu estatuto e numa realidade mais distante porque não pensar noutros patamares.
Um bom projecto rumo à desmistificação da ideia de que o Benfica e Portugal são só futebol.


By João Perfeito


publicado por Colaborador Minuto Zero às 02:07
link do post | comentar

1 a zero:
De Jorge Sousa a 13 de Março de 2011 às 13:19
A desmitificação que Portugal é só futebol é feita todos os anos pelo Sporting Clube de Portugal que é a par do Barcelona e do CSKA, a única equipa europeia a conquistar títulos europeus em quatro modalidades diferentes. Andebol, Futebol, Atletismo e Hóquei em Patins. Foi quem proporcionou a Portugal enormes momentos de glória extra-Futebol, com a excelente equipa de Livramento, Xana, Ramalhete, Rendeiro e Sobrinho, com verdadeiras epopeias que o povo português comia, enchendo aeroportos para festejar a chegada dos campeões. Foi Carlos Lopes a bater recordes mundiais e a colocar um país todo a tremer (o Sporting é o clube europeu que colocou um maior número de atletas em um diferente número de modalidades nos Jogos Olímpicos), foi Fernando Mamede a lutar contra o primeiro batendo igualmente diversos recordes mundiais. E depois, não é que valorize tanto, agora no Futebol de Praia, a selecção nacional confunde-se com o nosso clube (que estará agora presente no primeiro Mundialito de Clubes a realizar no Brasil) e, claro, a nossa equipa de Futsal,campeã nacional, que se por acaso vencer a competição europeia onde se encontra (onde já eliminou o favorito) alcançara o feito único na Europa de conquistar títulos em cinco modalidades diferentes. E já nem vale a pena falar de Joaquim Agostinho, Marco Chagas, irmãos Dionísio, entre outros... Uma coisa é quereres desmitificar que o Benfica não é eclético, começando realmente a subir nesse aspecto, sim senhor. Outra, é tentares desmitificar isso relativamente a Portugal e ai estás a falar de um mito que nunca foi preciso tal coisa, porque sempre houve um clube que rugiu bem alto, em vários modalidades, o nome de Portugal por esse mundo fora.


De João a 13 de Março de 2011 às 14:44
A minha ideia foi falar de actualmente. Claro que Portugal nunca foi só futebol... mas aquilo que tu escreveste quantas pessoas é que sabem? Muito poucas porque vivemos numa cultura unidireccional para o futebol. É isso que lamento.

Obviamente que o Sporting é o clube mais eclético de Portugal. O meu artigo vem mais no sentido de futuro, no sentido de como o Benfica pode catapultar modalidades como andebol, voleibol ou basquetebol.

No Andebol sem quer de forma alguma tirar o mérito à brilhante conquista leonina da época passada, o Benfica penso que tem mais condições a longo prazo para afirmar o seu estatuto europeu.

No futsal penso que o favoritismo é ligeiramente inclinado para o Benfica, mas um título europeu do Sporting seria encarado com total normalidade.

No futebol o Sporting não me parece demonstrar capacidade para lutar nos próximos anos pela Liga Europa.

No atletismo continua na pista a evidenciar estatuto europeu, mas já perdeu a hegemonia. É a melhor equipa nacional, claramente favorita ao título nacional mas se subestimar o Benfica poderá ter disabores.

Infelizmente o hóquei do Sporting acabou.
O voleibol e o basquetebol idem. Por isso penso que o Benfica num futuro próximo conseguirá ter um projecto europeu bastante alargado e pela primeira vez na história superar o Sporting.
Mas é com pena que vejo o Sporting só no futsal ambicionar seriamente o topo. Se o Sporting se mantivesse como outrora aliado ao crescimento do Benfica Portugal explodiria duma forma incalculável.


De João a 13 de Março de 2011 às 14:58
Jorge esqueçeste-te de falar do Horseball e do Bilhar do Sporting.

O Benfica ao longo do tempo também evidenciou estatuto europeu.

EScrevo aqui todo o passado histórico de Benfica e SPorting em Competições europeias:

Sporting-

Bilhar- 2 vezes campeão da Europa
3 vezes vice-campeão da Europa
1 vez 3º lugar

Horseball- uma vez vice-campeão da Europa

Atletismo (Corta-mato,estrada e pista)

15 vezes campeão da Europa
8 vezes vice-campeão da Europa
5 vezes 3º Lugar

2ª Divisão (equivalente futebol Liga Europa)

3 vezes vencedor
2 vezes 2º lugar
1 vez 3º lugar

Hóquei em Patins- 1 vez campeão europeu
1 vez vice-campeão
1 vez 3º lugar

Taça das Taças
3 vezes vencedor
1 vez vice-campeão

Taça CERS
1 vez vencedor
1 vez 3º Lugar

Futebol

Taça das Taças
1 vez vencedor
1 vez 3º lugar

Taça UEFA
1 vez 2º lugar
1 vez 3º lugar

Futsal
1 vez 3º lugar

Andebol

1 vez 3º lugar (Liga dos campeões)
1 vez 1º lugar (Taça Challenge)

Total:
Campeão da Europa- 18
Vice-campeão da Europa-13
3º Lugar-9

Outas competições:
1º 9 vezes
2º 4 vezes
3º 4 vezes

Benfica

Futebol:
Campeão europeu-2
Vice-campeão europeu-5
3º lugar-1

Taça UEFA
Vice-campeão-1

Taça das Taças
3º lugar-2

Hóquei em Patins
Vice-campeão da Europa- 5
3º lugar-4

Taça CERS
Vencedor-1
3º lugar-2

Taça das Taças

2º lugar-2

Andebol
Taça Chaleenge
3º lugar-1

Atletismo
Campeão Europeu- 5
Vice-campeão- 2
3º Lugar-2

Taça UEFA
Vice-campeão-3
3º lugar-1

Natação
Campeão Europeu-1

Bilhar
Vice-campeão Europeu-1
3º lugar-3

Futsal
Campeão Europeu-1
Vice-campeão europeu-1

Taça das Taças:
Vice-campeão:1

Paintball
Taça UEFA-1

Total:
Campeão Europeu-9
Vice-campeão europeu-14
3º lugar-10

Nas competições menos importantes:
1º lugar-2 vezes
2º lugar- 7 vezes
3º lugar- 6 vezes

No total somando todas estas conquistas o Sporting é como se fosse o equivalente a mais 9 vezes campeão europeu.


De João Dias a 19 de Setembro de 2013 às 12:40
Sr. João,

O Clube mais eclético de Portugal: ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DE COIMBRA, representada por 26 secções desportivas!
Eis as 26 secções desportivas que fazem este clube (e associação de estudantes) algo ímpar neste mundo:
Andebol
Basquetebol
Vólei
Futebol
Râguebi
Desportos Náuticos
Tico com Arco
Pesca Desportiva
Desportos Motorizados
Patinagem
Bilhar
Boxe
Taekwondo
Judo
Karaté
Ténis
Cultura Física
Ginástica
Halterofilismo
Basebol
Lutas Amadoras
Natação
Radiomodelismo
Xadrez


De Jorge Sousa a 13 de Março de 2011 às 16:33
Sabes bem que só falo das principais modalidades. E actualmente não é preciso ir mais longe que ver que o futsal do teu clube o ano passado foi campeão europeu, este ano dois clubes portugueses estão na fase final, o Sporting o ano passado ganhou uma taça europeia de andebol, feito nunca antes realizado em Portugal, fomos vice-campeões europeus de atletismo, em judo, João Pina (Sporting) e a Telma Monteiro (Benfica) também estão em alta, tal como o João Silva no Triatlo. Se ninguém conhece esses feitos na actualidade, ou antigamente... problema deles. Não é isso que torna algo um mito, isso só torna as pessoas ignorantes da própria cultura portuguesa. Sempre tive orgulho em o desporto portugues (nomeadamente o do meu clube) ser multi-facetado.


De Jorge Sousa a 13 de Março de 2011 às 16:39
E já agora falando do Hóquei, o Sporting em tempos teve aquele que é considerada a melhor equipa de sempre da modalidade. Actualmente, encontra-se numa fase de construção de um projecto estruturado iniciado nas camadas jovens (creio até que têm conquistado títulos na formação) que se prepara para iniciar seriamente. Curioso, já agora, que o vice-presidente, responsável por esse projecto era nada mais, nada menos que Bruno de Carvalho, candidato eleitoral.
Quanto ao futebol, é sempre muito relativo dizer "nos próximos anos", quando o Porto, por exemplo, após três anos de menor nível (o pós-Jardel), passou um limbo de três até se dizer basta e construir uma equipa campeã europeia. O Benfica idem, há dois anos (antes do aparecimento do fundo, curiosamente algo que parece estar para aparecer no Sporting vindo de leste - o vosso vem de Angola)era uma equipa banal. Uma mudança pode durar anos, como pode demorar uma pré-época. É isso que mais gosto no desporto, nunca há certezas, pelos menos da minha parte.


Comentar post

pesquisar neste blog
 
Equipa Minuto Zero'
Links
Também Tu Podes Participar!

Participa na Equipa Minuto Zero'

subscrever feeds
Arquivo

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010