Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Minuto Zero

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

Minuto Zero

03
Nov10

Buzzer - Beater

Minuto Zero
Medidas de austeridade

            Não, não estou a fazer mais um post sobre economia e NBA (para já). O que quero abordar na crónica de hoje são de facto medidas de austeridade impostas pela NBA relativamente às sanções disciplinares aos jogadores.
            Alguns dizem que estas novas regras vêm tarde, mas como alguém disse, mais vale tarde do que nunca: acaba-se o “tratamento especial” a determinados jogadores (estrelas, mas não quero mencionar nomes) por parte dos árbitros. Dentro das novas imposições na “respect for the game policy” incluem-se um jogador correr na direcção de um árbitro para discutir uma decisão, realizar gestos agressivos (como socos ao ar) em tom de desaprovação por uma decisão, levantar de braços excessivo, em tom incrédulo, e mesmo discussão excessiva com um árbitro acerca de uma decisão ainda que feito de forma civilizada. Alguns dos melhores jogadores, como Lebron James, queixaram-se destas novas regras devido a uma alegada diminuição da emoção do espectáculo desportivo, pelo que isso tiraria interesse à modalidade por parte dos fãs. Mas será que é mesmo isso que vai acontecer?
            Sendo eu defensor da ideia que o basquetebol é um dos desportos mais civilizados do mundo, quer pela lógica do contacto inteligente entre atletas, quer pelas próprias regras que mesmo em termos disciplinares já serem bastante evoluídas (nem vale a pena dissertar aqui aquilo que um árbitro de futebol tem de aturar), creio que mesmo assim este reforço é bem-vindo, “pondo na linha” alguns engraçadinhos (como é o caso de James, que já levou uma técnica esta época devido às novas regras impostas, ou mesmo Kevin Garnett, cuja tendência para disparatar com as decisões da equipa de arbitragem também é conhecida). Estou completamente em desacordo com Lebron (e com um comentário que ouvi num certo canal com a esperança que este reforço seja apenas “uma moda que passe”) quando este afirma que o jogo perde a sua emoção. Não me parece que nenhum verdadeiro fã que fosse ver esse fatídico jogo entre os Pistons e os Pacers há meia dúzia de anos tenha ficado radiante com o facto de Bem Wallace e Ron Artest terem desatado à pancada um com o outro e até com algum público que se envolveu, nem tão pouco que fiquem com uma imagem positiva de uma estrela que é expulsa de um jogo por simplesmente se portar como um míudo de 8 anos a reclamar porque alguém lhe bateu ou porque quis bater a alguém. Este tipo de atitudes só prejudica o decorrer da partida e também os resultados das equipas. Todos devemos aceitar que o erro é humano e que a autoridade de um árbitro em campo é soberana. Obviamente já estive na presença de muitos incompetentes e de senhores “caseiros” que conseguem estragar o sentido de uma partida, mas isso são questões para ser resolvidas “na secretaria” e nunca em campo. E só mesmo esses menos capazes alguma vez voltarão atrás numa decisão em campo só porque algum jogador ou treinador os alertou para isso (e na NBA é utilizado o replay vídeo para situações mais controversas, portanto a margem para reclamar parece-me mínima), esse tipo de situações só presenciei uma ou duas vezes de entre centenas de jogos que já vi (integralmente, se contarem resumos podem acrescentar mais um algarismo).
            Resumindo, vejo com bons olhos este reforço da autoridade, e só vejo um melhoramento nas regras americanas relativamente à tolerância que é dada à regra dos passos em favor do espectáculo do afundanço: atletas daquela capacidade conseguem fazer a mesma coisa que fazem todas as noites cumprindo as regras escrupulosamente. Viva a austeridade, tenho dito.

By Óscar Morgado

6 comentários

Comentar post