Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Minuto Zero

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

Minuto Zero

03
Dez10

Porque os gigantes também tem um fim

Minuto Zero
No final de mais uma liga brasileira de futsal, diga-se a melhor do mundo a par da espanhola, uma notícia perturba os adeptos da modalidade.
O tetra-campeão Malwee Jaraguá, equipa do estado de Santa Catarina, deixará a partir da próxima temporada de existir. Para que não estiver familiarizado com o futsal brasileiro basta dizer que esta equipa soma seis taças dos Brasil, seis títulos sul-americanos e 5 taças Libertadores, a máxima competição do futsal sul-americano. Tudo isto em ... 8 anos de existência!
Se tudo isto ainda não lhe desperta qualquer tipo de atenção então basta dizer que este era, até esta temporada, o clube de Falcão, jogador brasileiro que é não só talvez o melhor jogador do mundo como também a imagem de marca do futsal a nível mundial.
O final do clube deve-se ao final dos contratos com investidores, que tornaram durante anos esta equipe a expressão máxima do futsal brasileiro.
Lembro-me sobretudo de os ver jogar contra o Benfica na taça intercontinental, disputada em Portimão à cerca de 3, 4 anos não sei precisar. Do jogo pouca história. O Benfica perdeu face a uma super potencia, sendo a equipa brasileira batida na final da competição pelo Interviú. Para a memória fica no entanto o momento em que Falcão, em livre lateral bem longe da baliza de Bebé, pica a bola deixando de boca aberta colegas e adeptos. Bebé impotente apenas guardou na memória o golo genial que havia sofrido. Ninguém o recriminou certamente, no entanto pudemos sim recriminar a injustiça do dinheiro e das suas influências.
Ao que parece o clube continuará a existir, mas com uma expressão bem menor. Lénisio (melhor pivô do mundo na minha humilde opinião) e Falcão seguiram o seu futuro separados. O primeiro tem já contrato com o Poker uma boa equipa da liga. O segundo irá encarnar o papel de grande figura do novo projecto da Vila Belmiro: o Santos passa a ter esta temporada equipa de futsal profissional, no escalão de seniores, um projecto que promete dar frutos e causar impacto. Com Falcão segue também o mister Ferreti, um dos grandes treinadores do futsal mundial.
Não fico muito insatisfeito por saber que Falcão passa a representar o meu clube favorito no Brasil. Mas o fim da Malwee significa um fim de "ciclo" no futsal brasileiro.

fonte: ligafutsalbrasil2010

By Tiago Luís Santos