Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Minuto Zero

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

Minuto Zero

08
Nov10

Segunda é o dia

Minuto Zero
Um clássico, com tudo a que tem direito!

Num fim-de-semana cheio de clássicos pela Europa fora, era quase impossível escrever um texto num domingo à noite que não falasse de algum deles. Pela proximidade, o destaque tinha que ir para o clássico português.
Chegar ao intervalo e já estar a perder por 3-0 e acabar com 5-0 é muito para qualquer clube. Para um clube como o Benfica, ainda por cima sendo o campeão nacional, é de mais. Não sendo adepto de nenhum dos clubes, é possível ter uma visão um pouco mais distanciada do jogo e das polémicas. Por isso, parece-me curioso que o Benfica que, desde o início do campeonato, todas as jornadas se tenha queixado das arbitragens, saia do Dragão com um resultado tão pesado. O Porto, que se foi mantendo caladinho, foi ganhando vantagem. No dizer do Benfica, com a ajuda dos árbitros. O que é um facto inegável é que o Porto tem apresentado um futebol infinitamente melhor que o Benfica e que, quando em confronto directo, o Porto leva a melhor, por muitos, e sem polémicas de arbitragem.
Agora, o campeonato parece estar praticamente decidido. Ainda faltam vinte jornadas para o fim e o Porto pode começar a pensar na cerimónia de celebração do título. E não digo isto porque dez pontos de uma equipa sobre outra não sejam recuperáveis em vinte rondas. Nem digo isto por ser o Porto a equipa que tem os dez pontos de vantagem, já que até acredito que seja capaz de perder, senão os dez, pelo menos um sete ou oito pontos no resto do campeonato. O que, de facto, me faz crer que o Porto vai ser campeão é que não há nenhum clube que consiga não perder mais pontos até ao fim do campeonato. O Porto tem a seu favor duas variáveis fundamentais para já não ser campeão: tem que perder dez pontos e, mais difícil ainda, é preciso que o Benfica os ganhe.
No fundo, como adepto isento nesta disputa a dois (porque o Sporting há muito que está excluído), parece que é uma bela lição que os encarnados podem tirar. Entraram para o campeonato a pensar que este ano eram favas contadas. Jesus manteve a mesma postura que teve no ano passado, mas esqueceu-se que as condições mudaram: o Benfica perdeu jogadores importantes e ganhou um adversário efectivo. Não nos esqueçamos que não é só o Benfica que está pior; o Porto é que está muito melhor que na época passada.
Entretanto, inerentes a um clássico, estão sempre os casos extra-jogo que já estamos habituados a assistir. Este ano, fiquei estupefacto com a comitiva policial que recebeu o autocarro do Benfica à saída da auto-estrada. Todos os anos vemos cenas parecidas na televisão, todos os anos há críticas, mas todos os anos se repete. E todos os anos eu faço a mesma pergunta: se não se sabe ir ao futebol, por que é que se continuam a fazer jogos de futebol?
Infelizmente, este problema não é exclusivo de Benfica ou Porto nem, tão pouco, de Portugal. Mas não consigo perceber como é possível que se gaste dinheiro e recursos policiais, um bem público e pago por todos nós, apenas para permitir a violência de um bando de insubordinados. Por isso, reitero: se não se sabe ir ao futebol, acaba-se com o futebol.

By João Vargas

1 comentário

Comentar post