17
Jan11
Terceiro Anel
Minuto Zero
Carole, Funes Mori, Rodrigo Mora, Taiwo e tantos outros…
É assim, toda a gente já o sabe, a cada período de transferências o Benfica contrata sempre 5 ou 6 equipas.
Temos no entanto de desmistificar este mito, todas estas especulações que se vêem de 6 em 6 meses não passam claro está de coincidências. Penso que será muito fácil perceber o porquê de tal fenómeno e a razão pelo qual ele só acontece mais veementemente com o Benfica: primeiro porque a dimensão do clube ao nível de adeptos é apenas comparável com grandes colossos do futebol mundial, depois porque é o Benfica o clube com mais história feita no nosso país e por fim uma consequência das duas últimas, o facto de as atenções e as polémicas venderem muito mais se tiverem como base o Benfica.
Lembro-me perfeitamente da celebre vitória do Nélson Évora em Pequim, nos Jogos Olímpicos de 2008, que seria razão mais do que suficiente para ser capa destacada nos três jornais desportivos, mas apenas um, talvez aquele que é alvo de maior ligação ao nosso clube é que colocou e bem o tema a cobrir toda a capa do dia seguinte à vitória lusa em Pequim.
Este exemplo mostra bem por um lado a grandeza do Benfica, porque a lógica económica de 2 dos 3 jornais mostra que conseguem vender mais com duas ou três balelas sobre especulação e reforços encarnados do que com uma conquista olímpica. Facto que não deixa de ser triste para o nosso desporto.
O Benfica acaba no fundo por ser alvo dos mais variadíssimos actos de chacota por parte dos rivais e adeptos do futebol em geral devido a toda esta especulação que acaba por não ser criada pelo clube.
O caso do Nélson Évora mostra bem que não é o Benfica quem domina a comunicação social, mas sim a comunicação social que gosta de tentar dominar o Benfica, pois sabe que vai ter mais receitas.
Para terminar uma palavra aos últimos nomes referenciados como hipotéticas contratações, apenas seria de contratar Funes Mori, um excelente jogador que caso não chegue a acordo com o clube da Luz irá direitinho para o ninho do dragão.
Fonte: A Bola Fonte: O Jogo Fonte: Record
by Simão Santana