Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Minuto Zero

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

Minuto Zero

04
Nov10

Steve Field

Minuto Zero
Empresários no mundo do Futebol

Nesta minha crónica semanal irei expor mais um tema controverso, tal como a crónica de há duas semanas, do nosso futebol: o poder dos empresários neste mundo de negócios que é o futebol.
Longe vão os tempos em que se jogava por ‘amor à camisola’, longe vão os tempos em que as equipas eram compostas por jogadores maioritariamente nacionais, longe vão os tempos em que se contratavam poucos mas bons jogadores.
Hoje em dia, o futebol transformou-se num autêntico negócio que só tira o brilho ao melhor dos desportos. Em muitos casos, o dinheiro pode colocar um jogador num patamar elevado, por mais banal que este seja. Este facto assume particular evidência nas camadas jovens, onde muitos jogadores fracos voam mais alto que muitos bons, só por terem mais ‘padrinhos’. Mais uma vez, a selecção nacional sofre com esta falta de profissionalismo.
No futebol sénior profissional o poder do dinheiro é visível nos empresários. Estes vieram empobrecer o futebol. Tomando como exemplo o futebol português, o que nos interessa mais, vemos as equipas repletas de jogadores estrangeiros de valor duvidoso, muitas vezes em detrimento de valores nacionais que são excluídos. Este facto assume particular importância nas equipas de menor dimensão do nosso futebol que, com menor capacidade financeira, optam por adquirir o mais barato oferecido pelos empresários de todo o mundo.
Porém, o caso mais grave vem de um senhor chamado Jorge Mendes. Este empresário é a pessoa com mais poder no futebol nacional, que consegue fazer o que quer com os jogadores que representa. E, em muitos casos, jogadores que não representa são excluídos em detrimento de outros. Veja-se o caso do Sporting onde Caneira treina à parte e onde Vukcevic e Izmailov, claramente os jogadores de maior valor da equipa, são frequentemente dados como fora do Sporting.
Para além do Sporting, se formos a analisar os jogadores convocados para o último campeonato do mundo constata-se o que a maioria tem em comum: são representados por Jorge Mendes. E muitos deles com qualidade bem duvidosa…
E assim vai o futebol: cheio de jogadores de valor duvidoso que se afirmam por terem empresário; cheio de contratações analisadas por vídeo enviados por empresários, que depois se vêm a revelar contratações falhadas; cheio de ‘máfia’, onde o dinheiro compra tudo, até o talento. Tragam o futebol de volta!


By Steve Grácio

1 comentário

Comentar post