Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Minuto Zero

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

Minuto Zero

20
Dez10

Verdadeiro Campeão de Inverno

Minuto Zero
Um dos grandes destaques da época: depois de vários anos a um nível longe do habitual, parece estar de volta o gigante de Dortmund. Rosicky's, Koller's Metzelder's, ou os mais distantes Sammer ou Muller fazem parte do passado, esta é a hora de outros heróis.
Apoiados por uma das mais efervescentes massas associativas da Europa, o gigante de Dortmundo renasce das cinzas, depois de vários quezilentos anos longe do topo da tabela da Bundesliga, um novo aupicio de vitoria surge esta época, num contexto de um estranho campeonato.
Com Estugarda, Shalke 04, Bayern, Bayer ou Werder Bremen em baixa de forma, Mainz (numa primeira fase) e Dortmund destacam-se no topo da tabela.
Orientado por Jurgen Klopp, este é um Borussia personalizado para aquela que é a realidade da Bundesliga. O futebol físico e rápido, sem grande capacidade por parte da maior parte das equipas para se reequilibrarem após o momento ofensivo (o que proporciona grandes espiráculos mas que ao nível das competições europeias faz as equipas alemãs ressentirem-se), tem mostrado que nesta temporada as equipas mais equilibradas nos momentos de transição (sobretudo defensiva) estão um passo à frente dos rivais. 
Em 4x2x3x1, sistema que se revelou no Mundial da África do Sul como verdadeiro sistema da "moda", este Borussia marca a diferença pela capacidade com que através dos seus talentosos médios ofensivos (Kagawa, Gotze, Kevin Gorkreutz e Kuba), consegue partir rapidamente para o ataque, em posse. Sem bola o bloco baixa, organizado em torno dos pivô-defensivos, Bender e o talentoso Nuri Sahin, procurando o erro do adversário para iniciar saída com bola. Sob a batuta do turco Sahin, a equipa sai ora em velocidade pelos médios mais ofensivos, ora em passe longo, aproveitando o brilhante pé esquerdo do camisola 8. No ataque um dos mais interessantes avançados da liga alemã: Barrios, Argentino naturalizado paraguaio, móvel e inteligente, joga bem de costas para a baliza ou em diagonais constantes, ideal para a forma de jogar do Borussia. 
No 4 da defesa destaque para outra estrela emergente: Subotic, defesa-centro de grande poder físico, rápido nas dobras ao mais "duro-de-rins" colega de sector, Hummels. O seu futuro deve passar por um grande do futebol europeu, afigura-se como um grande central. Nas laterais Owomoyela e Shelmelzer garantem capacidade defensiva, deixando o momento ofensivo para os alas Kevin Gorkreutz, Kuba, ou o pequeno Gotze.
No centro do meio-campo, surge mais um pequeno-grande médio Japonês, Kagawa. Surge na posição 10, mas é na realidade um 8 e meio. Parte da zona do meio-campo em posse carregando a bola até aos companheiros de ataque. Gotze, pequeno "pibe" alemão, surge adaptado a uma das faixas, explorando a sua capacidade técnica. Kevin Gorkreutz e Kuba são puros médios-ala, que carregam a bola em velocidade pela linha lateral, ou explorando diagonais interiores. 
Falta claramente alguma experiência competitiva a esta equipa, sobretudo a nível internacional (eliminado pelo Sevilla no ultimo jogo da fase de grupos da Liga Europa), mas aparece em grande na liga alemã, aproveitando o facto de ser forte exactamente naquele que muitos identificam como o ponto fraco das equipas alemãs, os momentos de transição, sobretudo defensiva.

fonte: site oficial Borussia Dortmund

By Tiago Luís Santos

1 comentário

Comentar post