Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Minuto Zero

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

Minuto Zero

24
Set10

Campeonato Nacional de Futsal 1ª Divisão - Perspectiva de época

Minuto Zero
Fonte: Fórum Aposta Ganha
Com 2 jornadas disputadas algumas ilações podem ser retiradas, sobretudo acerca de como será a luta pelo Título Nacional de Futsal.

Benfica (2 vitorias) e Sporting (1 vitoria e 1 empate) surgem, desde logo, como as equipas teoricamente mais fortes. De resto, as duas formações de Lisboa representarão esta temporada o nosso país na UEFA Futsal Cup, prova mais importante da UEFA ao nível de clubes - que o Benfica como campeão dessa mesma competição na última temporada (prova que o MINUTO ZERO acompanhou!) procura vencer novamente, entrando apenas em prova na ronda de elite. Quanto ao Sporting, surge na prova como campeão nacional, e iniciará a prova nos próximos dias entrado na fase de qualificação.

São claramente duas formações de topo, com planteis recheados de internacionais, que podem vencer qualquer equipa europeia ou mundial, isto porque apesar de os seus orçamentos não serem astronómicos, a sua organização e a qualidade dos treinadores e planteis é claramente de top.

Num olhar mais pormenorizado, o Benfica campeão europeu perdeu esta temporada o jogador mais desequilibrador do nosso campeonato: Ricardinho, que partiu para o Japão. Para o seu lugar chegou um internacional brasileiro: o jovem Diece, vindo de Minas Gerais, ala de vocação, tecnicamente dotado, forte no 1x1. Mostra ainda um bom aproveitamento em termos defensivos, pelo que pudemos observar nos primeiros jogos (2 golos) parecer ser um jogador acima da média, para marcar o nosso campeonato e tornar-se mais uma estrela deste Benfica. Só o tempo o dirá.

Fonte:
                                                                      futsalglobal.com

Saíram ainda o guarda-redes Zé Carlos, o fixo internacional português Zé Maria (para o rival Belenenses) e ainda Pedrinho, ala-pivô espanhol de 35 anos.
Para o seu lugar entraram o guarda-redes Victor Hugo (ex-Fundação), Diego Sol  (fixo, ex-Belenenses) e Teka (ala, ex-Sporting sub-19). No caso dos 2 primeiros são jogadores de indesmentível qualidade, sendo o 3º um jovem em quem Paulo Fernandes (técnico que veio também do outro lado da segunda circular, substituindo André Lima) aposta muito e que ainda tem tão só 19 anos.

Quanto ao Sporting, que aponta esta época para um presença na Final Four da UEFA Futsal Cup, reforçou-se também no mercado para colmatar algumas percas: de entre as quais se destaca Café, ala internacional brasileiro, que voltou à "pátria-mãe" para jogar no Krona, uma das melhores formações brasileiras.

Chegaram do Belenenses Pedro Cary (fixo) , Marcelinho e Paulinho (ambos alas) ,ainda Mário Freitas (ala ex-Mogadouro) e Leitão, pivô brasileiro naturalizado português que jogava em Espanha, no Lobelle Santiago, tendo na época passada marcado mais de 20 golos naquele a quem muitos chamam o melhor campeonato do mundo.

Destaque ainda para Orlando Duarte, novo treinador do Sporting após vários anos ao comando da Selecção Nacional, que promete dar um novo ânimo - sobretudo ao nível europeu ao clube de Alvalade, para não deixar o Benfica fugir em termos de palmarés.


Fonte:
                                                                    leitaofutsal.com.br

Por fora, corre o clube de Belém orientado mais uma vez por Alípio Matos, que viu o seu plantel sofrer 13(!) alterações, perdendo, de resto, como já referido, algumas das suas referências para os mais directos rivais na luta pelo título.
Destaque para as chegadas de Israel, Formiga e Zé Maria - todos eles jogadores internacionais por Portugal - e ainda do pivô André, vindo do São Paulo.

Quanto aos "outros" da nossa liga, não deverão surgir outros candidatos ao título, sendo que clubes históricos como Freixieiro e Fundação Jorge Antunes, devido aos problemas de tesouraria tão próprios deste momento de crise, viram os orçamentos para esta época cortados radicalmente, sendo que a aposta passa agora sobretudo pela formação.

By Tiago Santos