Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Minuto Zero

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

Minuto Zero

10
Dez10

Voleibol à Sexta

Minuto Zero
O que não pode acontecer

                Andava para falar sobre isto há uns dias, calhou agora. Trata-se de um pequeno apontamento à equipa do SLBenfica, nomeadamente no que diz respeito aos distribuidores do seu plantel.
                E porquê falar disto? Muito simples: no domingo, dia 28 de Novembro, o SLB foi ao pavilhão do SCEspinho perder por 3-2. Nada de extraordinário, são boas equipas, equilibradas e com hipóteses de competir directamente pelos lugares do topo da classificação. Não é, portanto, o resultado que merece o meu espanto. É, em vez disso, a presença do distribuidor júnior (de 1º ano) André Tavares durante os 5 sets da partida.
                A minha primeira reacção foi, devo confessá-lo, «o rapaz é bom, sem dúvida, mas isso não é razão para chamarem um júnior para jogar contra o Espinho, estão loucos». Achei eu que se tratava de uma espécie de promoção do seu atleta – que é sem dúvida um dos melhores distribuidores que tenho visto jogar nos escalões de formação, se não o melhor.
Mas não, eu estava muito enganada. Não se tratou de uma escolha surpreendente por parte de José Jardim, nem sequer de uma tentativa de aumentar a auto-estima do rapaz (podia ser, eu sei lá!). Foi necessidade.
Como assim? – perguntei na altura e perguntam vocês agora. O meu espanto não podia ser maior quando oiço, em entrevista, o treinador da equipa que está em primeiro lugar da classificação do campeonato nacional, com boas possibilidades de conquistar o título, dizer que não tinha distribuidores disponíveis no plantel. Teve, portanto, que chamar um júnior. Será possível? Sim, é possível. Aparentemente, Paulo Renan não pôde comparecer no jogo e Dustin Schneider, o reforço que chegou este ano, estava lesionado.
André Tavares em jogo contra o CVO – 1º Torneio do CVL
É caricato que uma equipa deste calibre só tenha dois distribuidores. Mas, quando observamos o plantel, torna-se óbvio: o SLBenfica tem apenas 12 jogadores… Até as equipas de formação têm mais escolha que a equipa sénior (os juniores da mesma equipa, por exemplo, têm 19 atletas inscritos).
É necessária uma reestruturação desta forma de ver o jogo – é impensável que situações destas aconteçam numa das melhores equipas do nosso campeonato e não se pode estar à espera até que os que agora estão na formação cheguem a seniores (até porque, se se mantiver a tradição até agora, muito poucos ficam no clube)…
Entretanto, o CF «Os Belenenses», no sector feminino, obteve a sua primeira vitória (3-2) da época, frente ao Leixões SC, na primeira eliminatória da Taça de Portugal, que teve lugar esta quarta-feira. Um grande feito, sobretudo tendo em conta que, no início da época, tinham perdido 3-1 com este mesmo Leixões, com parciais muito desequilibrados.

by Sarah Pires Saint-Maxent

3 comentários

Comentar post