Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Minuto Zero

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

Minuto Zero

26
Set12

Lado B

Bruno Carvalho

Benfica queixa-se do árbitro mas…

 

Esta semana fica marcada pelas queixas do Benfica à arbitragem de Carlos Xistra no jogo com a Académica. No entanto, creio que esta não é a principal razão do empate do Benfica frente aos conimbricenses.

No meu ponto de vista, são duas as principais razões que fizeram com que o Benfica não conseguisse conquistar os três pontos em Coimbra.

Em primeiro lugar, o Benfica desperdiçou muitas oportunidades de golo, nomeadamente dois remates de Cardozo aos ferros da baliza de Ricardo e um remate de Rodrigo ao poste da baliza academista. Ou seja, a falta de eficácia na finalização foi uma das razões que levou ao empate do Benfica em Coimbra.

Em segundo lugar, o Benfica ainda não conseguiu colmatar a ausência de Luisão bem como as saídas de Javi García e Axel Witsel. Na defesa, Jardel não tem a voz de comando de Luisão, enquanto no meio-campo Matic ainda não conseguiu igualar o rendimento do médio espanhol transferido para o Manchester City, e Enzo Pérez não me parece ter caraterísticas para ocupar o lugar deixado vago pelo belga que se transferiu para o Zenit de São Petersburgo.

Na segunda metade da primeira parte o Benfica foi dominado pela Académica, não conseguindo ter posse de bola, porque Matic não era capaz de construir jogo a partir de trás. Acresce a isso o facto de o Benfica não ter um “número 8” capaz de fazer chegar a bola aos avançados nas melhores condições. Aqui, parece-me que foi um erro de Jorge Jesus colocar Enzo Pérez no centro do terreno em detrimento de Carlos Martins.

Por outro lado, não me parece que a arbitragem tenha sido prejudicial apenas para o Benfica. Penso que o árbitro errou para os dois lados, isto é, em desfavor do Benfica e em desfavor da Académica.

Concluindo, o Benfica atirou a responsabilidade do empate com a Académica à equipa de arbitragem, mas penso que as razões que levaram a que o clube da Luz não vencesse em Coimbra foram a falta de eficácia na finalização e a falta de soluções para o meio-campo bem como uma voz de comando no centro da defesa.