Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Minuto Zero

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

Minuto Zero

15
Ago12

Lado B

Bruno Carvalho

Volta a Portugal começa hoje

 

A 74ª edição da Volta a Portugal em bicicleta vai hoje para a estrada, pela primeira vez, com um prólogo de pouco mais de 2 km de distância.

Curiosamente e um ano depois de ter tido o pelotão mais curto de sempre, a 74ª Volta a Portugal conta com o maior pelotão de todos os tempos. São 149 os ciclistas que partem hoje para a estrada.

A crise económica que tem afetado Portugal nos últimos anos faz com que apenas estejam quatro equipas portuguesas presentes nesta volta: Carmim-Prio, Efapel-Glassdrive, LA Alumínios-Antarte e Onda. Para além destes quatro conjuntos, há também uma seleção portuguesa sub-23 participa nesta Volta.

Quanto às equipas estrangeiras, representam o triplo do número de equipas portuguesas. Ou seja, 12 equipas estrangeiras participam na Volta a Portugal em bicicleta: Funvic, Caja Rural, Andalucia, ORBEA Continental, Burgos-BH Castilla e Leon, Colombia Coldeportes, Saur Sojasun, United Healthcare PC Team, Itera Katusha, Lokosphinx, MTN Kubeka e Team Bonitas.

Na minha opinião, os grandes favoritos à vitória final da 74ª edição da Volta a Portugal em bicicleta são Ricardo Mestre (Carmim-Prio), David Blanco, Rui Sousa e Nuno Ribeiro (Efapel-Glassdrive), Hugo Sabido (LA Alumínios-Antarte) e João Cabreira (Onda). No entanto, convém não esquecer que as equipas estrangeiras também podem ter ciclistas com capacidade para vencer a Volta, tal como aconteceu em 2005 quando o desconhecido russo Vladimir Efimkin venceu a prova velocipédica mais importante de Portugal.

O facto de a Volta a Portugal decorrer ao mesmo tempo que a Volta à Espanha faz com que algumas equipas estrangeiras de topo, como a Lampre, não participem na volta portuguesa, tal como os ciclistas portugueses André Cardoso e Hernâni Broco que alinham ao serviço da equipa espanhola Caja Rural na Volta à Espanha.

Concluindo, os grandes pontos de interesse da Volta a Portugal em bicicleta deste ano são a chegada à Senhora da Graça no domingo, a chegada à Torre no dia 24 e o contra-relógio individual que vai para a estrada no dia 25.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.