Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Minuto Zero

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

Minuto Zero

15
Mar12

3x4x3: Deitando sortes

Minuto Zero

Barcelona, Real Madrid, Bayern, Milan, Apoel, Marselha, Benfica e Chelsea: são estas as 8 equipas ainda em prova na Liga dos Campeões. Esta sexta-feira, em Nyon, serão estes os nomes que irão ser sorteados, num processo sem protecção nacional (equipas da mesma federação podem defrontar-se).

 

A grande questão, pelo menos para nós portugueses, será de fato, quem calhará em sorte ao Sport Lisboa e Benfica. Em 2005/06, na altura sob o comando técnico de Ronald Koeman, os encarnados encontrariam o Barcelona de Riijkaard, numa eliminatória de grande intensidade, não conseguindo no entanto aguentar a pressão no jogo da segunda-mão em Camp Nou.

Hoje, o Benfica parece mais próximo do nível da elite europeia, com um plantel com mais soluções e um técnico bem mais ambicioso. Pensar numa hipotética final, parece no entanto uma miragem, mas que uma grande exibição pode tornar bem mais real.

A evitar, claramente, Barcelona e Real Madrid, gigantes espanhóis, parecem de fato os adversários mais complexos. Depois, numa segunda linha, defrontar o Bayern ou Ac Milan seria também tarefa dificil, sobretudo, tendo a segunda eliminatória fora.

Olhando para as características e potencialidades dos adversários, diria que o Marselha ou Apoel seriam os adversários ideias. Os franceses, ainda na temporada passada foram eliminados pelo Benfica na Liga Europa, e apesar da boa prestação frente ao Inter de Ranieri parece uma equipa ao alcance dos encarnados. Quanto ao Apoel, a desconfiança passa sobretudo pelo jogo fora. Estamos a falar de uma equipa organizada, mas que em termos de valor individual está de fato bem longe dos restantes 7 concorrentes nesta fase.

Neste ponto de vista, uma visita a londres para defrontar um Chelsea problemático, poderia ser um mal menor, uma equipa que pelo que já se percebeu tem algumas limitações esta temporada.

 

Outra grande questão para este sorteio, tem que ver com o caminho de Real Madrid e Barcelona até à final de Munique. Fico a torcer para que o sorteio os afaste até à final, ao contrário do que aconteceu na temporada passada. Tudo poderá acontecer, sobretudo se as duas equipas se defrontarem num único jogo. Não tenho dúvidas que, mais tarde ou mais cedo, seja qual for o resultado do sorteio se irão defrontar.

 

Depois, perceber se das parelhas dos quartos-de-final duas equipas de menores aspirações se irão encontrar. Benfica, Marselha e Apoel, partem como outsiders, num grupo de colossos europeus. Dos restantes 5, penso que o Chelsea será a equipa que mais dúvidas deixa...

 

Resta esperar pelo mais importante sorteio da temporada, naquela que é ao nível de clubes a mais exigente competição do mundo.

 

 

By Tiago Luís Santos

1 comentário

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.