Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Minuto Zero

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

Minuto Zero

23
Fev12

Steve Field

Steve Grácio

  E o líder perdeu

O inevitável aconteceu: já não existem equipas invictas na primeira liga. O Benfica caiu aos pés do Guimarães, que entra definitivamente na luta por um lugar europeu, mesmo apesar de todos os problemas económicos.

Foi um regalo para quem gosta de futebol ver este Guimarães bater o Benfica. Não fez uma exibição de encher o olho e, por isso, não encantou os adeptos que gostam de espectáculo e futebol ofensivo. No entanto, encantou os fãs da táctica, da disciplina, como eu. A equipa do Vitória esteve perfeita neste campo, anulando por completo o Benfica que, segundo o seu treinador, nunca seria parado em termos ofensivos.

O Guimarães anulou a fase de construção do Benfica, com uma pressão alta, que chegou a sufocar os encarnados. Houve alturas em que chegaram a estar três jogadores na bola. O mais incrível é que ainda conseguiram sair com perigo na transição, mesmo com muitos jogadores a atacar a bola, o que não é normal numa equipa que estava tão bem organizada defensivamente. Mérito para Rui Vitória que soube explorar as debilidades do Benfica, que se expõem quando se encontra em desvantagem.

Obviamente que apesar de todo o mérito vimaranense, Jorge Jesus voltou a mostrar que não é "o mestre da táctica", pelo menos quando está em desvantagem. Não nego a sua qualidade, que está bem vincada, mas Jorge Jesus não sabe contornar uma desvantagem no marcador. Dá ideia que não está preparado para estar a perder, prova disso foi as duas substiuições perto do final do encontro, que não tiveram tempo para marcar a diferença. Os melhores treinadores vêem-se nos momentos críticos, pelo que devem estar preparados para todas as eventualidades.

No entanto, volto a reafirmar a justiça da vitória do Guimarães que a jogar assim alcança o lugar europeu. Que venham mais Guimarães, que o futebol português bem precisa.