Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Minuto Zero

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

Minuto Zero

12
Dez10

Fogo sem Fumo

Minuto Zero
2ª Divisão Europeia

Penso que é inédito, mas aconteceu. Porto, Sporting, Benfica e Braga juntos na Liga Europa. Desde que vejo futebol, nunca tinha assistido a tal situação. Mesmo antes, quando esta competição se chamava Taça UEFA, este facto nunca se consumou. Ora era o Porto, ora era o Sporting ou o Benfica (quanto ao Braga, é relativamente novo nestas “andanças”), quase sempre isolados ou quanto muito dois deles. Assim foi, em 2003 quando o Porto venceu o troféu (na altura, acompanhado até às meias pelo Boavista) e depois em 2005 quando o Sporting foi finalista vencido. 

Este ano, a história é outra. Porto e Sporting passearam pelos grupos, distribuindo golos e tareias a quem vinha. Para dragões e leões, a fase de grupos assemelhou-se a um treino. Da Liga dos Campeões, veio o campeão Benfica – aos trambolhões e com sorte – e o Braga, de cabeça erguida após a primeira prestação na grande competição europeia de clubes. Daqui resulta que as quarto melhores equipas marcarão presença no sorteio dos 16 avos de final da Liga Europa, a ter lugar em Nyon (Suíça) no próximo dia 17 de Dezembro. Sporting, Porto e Braga serão cabeças de série nesta fase, evitando um ou outro tubarão que por lá também anda. Quanto ao famigerado Benfica, salvo pelo Lyon a escassos minutos do fim, não terá a mesma sorte e segue para o segundo pote do sorteio. Não obstante, será aliciante assistir ao desenrolar desta competição e mais ainda, caso as equipas portuguesas aguentem até aos oitavos ou quartos de final. Quem sabe se não poderemos vir a ter jogos entre as equipas portuguesas. Um jogo dos quartos ou quem sabe, uma final. 

Destaco ainda outro pormenor, esta presença em poker das equipas portuguesas na Liga Europa, apesar de rara, não deverá constituir uma grande surpresa, pois fazendo uma análise séria e sem facciosismos, quer clubistas quer nacionais, as equipas portuguesas – fazendo a devida excepção ao Porto desta época – não têm estatuto para disputar (com ambições e com alta competitividade) a Champions League. A verdade é esta. Então Sporting, Benfica e Braga é certinho. Quanto ao FC Porto, há épocas em que consegue andar no meio dos gigantes. Este Porto de Villas Boas merecia estar na Liga dos Campeões. Ou seja, tirando ou outro ano mágico dos dragões, a Euro Liga é – por excelência - a divisão europeia dos clubes portugueses. É lá que se aceitam discursos de treinadores e presidentes em que se pede e se sonha com a taça. A mim não me choca e quanto ao meu Sporting, encaro sempre com bons olhos a presença nesta competição. Pena é perder os “milhões” da Champions. A realidade não desmente, os nossos melhores clubes pertencem – sem preconceitos e com a coluna erguida – à 2ª divisão europeia de futebol. É mau? Poderia ser pior. Pensei na Polónia ou na República Checa, nem isso conseguem. 

by Alexandre Poço