Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Minuto Zero

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

Minuto Zero

11
Fev11

Voleibol à Sexta

Minuto Zero
Questões (in)justas e de justiça

No fim-de-semana passado iniciou-se a segunda fase do Campeonato Nacional da II/III Div., marcada desde logo por uma decisão polémica da Federação Portuguesa de Voleibol (FPV).
Fonte: www.fpvoleibol.pt
Voltemos atrás por um momento, para que possa dar-vos algumas indicações úteis sobre as novas regras desta fase do Campeonato: pelo reduzido número de equipas inscritas nestas divisões, a FPV decidiu reformular a luta pelo título da II Div. Assim, as duas melhores classificadas de cada uma destas divisões (II e III), tem acesso à discussão pelo título da II Div e as restantes equipas disputarão o título da divisão inferior.
Até aqui tudo bem, bastante claro e aparentemente simples, certo? Quatro equipas, duas provenientes de cada uma das divisões, disputam o título da II Div. O problema surgiu com a equipa que terminou em segundo lugar na primeira fase da III Div.: o Vitória SC “B” – a equipa principal está, como sabem, a competir na divisão A1. A FPV decidiu excluir esta equipa da segunda fase da competição porque fez a sua inscrição pela primeira vez esta época. Os regulamentos da Federação dizem-nos que uma equipa que faz a sua primeira inscrição está necessariamente incluída na III Div. e não pode, portanto, participar na luta pelo título da II Div. – apesar de ter garantido, na primeira fase, a sua qualificação para ela.
Põe-se, então, a questão: até que ponto é que é justo – e já não falo em termos motivacionais – que uma equipa que conquiste um lugar de acesso à discussão pelo título de uma qualquer divisão não o possa fazer apenas porque é a sua primeira inscrição?
Na minha opinião, não me parece muito: de facto – e embora perceba que os clubes recentemente inscritos têm que iniciar o seu percurso por baixo – não faz sentido que, perante regras destas, uma equipa que é claramente forte não tenha as mesmas condições que todas as outras no que toca à conquista de títulos. Trata-se de prejudicar uma equipa, na tentativa vã de não a beneficiar.
Enquanto o departamento jurídico do clube vai estudando as suas opções legais, é o terceiro classificado da série B, o GC Santo Tirso, que compete nesta nova fase do Campeonato Nacional.

by Sarah Saint-Maxent

1 comentário

Comentar post