Livre Directo
O "peso" dos milhões
Muitas das grandes equipas internacionais deparam-se com alguns problemas a nível de resultados e para o corrigir pagam avultadas somas de modo a conseguir os direitos desportivos de um avançado que tenha a capacidade de colocar um fim aos problemas na zona de finalização. No entanto, as quantias elevadas das transferências funcionam, muitas vezes, como pressão para os jogadores.
Os exemplos mais significativos desta situação têm sido Fernando Torres do Chelsea e Andy Carroll do Liverpool que se transferiram para os clubes que representam no mercado de Inverno da época transacta. Abramovich não olhou a meios para garantir a contratação de Torres, tendo pago 58 de milhões de euros ao seu antigo clube, o Liverpool, para o levar para Londres. Já no caso do avançado inglês o Liverpool pagou cerca de 40 milhões de euros ao Newcastle para adquirir o passe de um dos que era apontado como o futuro ponta-de-lança da equipa nacional.
Apesar de serem avançados com características de jogo diferentes (Torres é mais móvel, Carroll fica um pouco mais fixo na área), sempre apresentaram um grande número de golos por época.
Torres já era visto como um dos grandes avançados da Europa tendo marcado muitos golos pelos seus antigo clubes (Atlético de Mardid e Liverpool), mesmo que alguns problemas físicos o tenham limitado. A sua entrada no Chelsea permitiu-lhe sonhar em ganhar grandes títulos de clubes, uma vez que pela Selecção espanhola já ganhara o Campeonato da Europa e o Mundial. No entanto, o valor pago não correspondeu exactamente a muitos golos marcados. Desde Janeiro até agora o avançado espanhol marcou apenas 5 golos em 42 jogos oficiais pelo seu clube. Apesar de algumas exibições bem conseguidas, está longe de convencer os adeptos blues.
No caso do avançado inglês os números são pouco diferentes, uma vez que em 31 jogos Andy Carroll apresenta um saldo de 6 golos apenas. Só que no caso do avançado inglês existem outras condicionantes que podem justificar estes números, pois muitas são as notícias que saem na imprensa britânica acerca do seu excessivo consumo de álcool. Para além disto os adeptos do Liverpool têm sempre em mente que Luis Suarez, seu companheiro de equipa, custou muito menos e tem apresentado um rendimento muito melhor.
Muitos têm sido também os rumores que ditam que ambos estão na lista de transferências dos respectivos clubes, no entanto os seus treinadores têm vindo a público desmenti-lo. Por vezes, evita-se discutir o preço das transferências como estando directamente relacionado com o rendimento dos jogadores, mas a verdade é que pode ser um factor preponderante. Estes exemplos podem até não ser representativos da maioria, mas não se pode negar que isto está sempre na mente dos jogadores, por mais que eles o desmintam, contribuindo em grande parte para o fraco rendimento desportivo.
Por Cláudio Guerreiro