Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Minuto Zero

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

Minuto Zero

16
Jan12

Livre Directo

Cláudio Guerreiro

Athletic de Bilbao na luta

 

 

Apesar de parecer que o campeonato espanhol se resume à luta Real Madrid vs Barcelona, essa não é verdade. Os dois grandes de Espanha são, sem dúvida, os crónicos candidatos ao título espanhol, deixando os restantes adversários para outras lutas. Actualmente o principal grupo perseguidor destas duas equipas é composto por Valência, que já vem sendo o 3º classificado desde 2009/2010, Levante, Athletic de Bilbao, Osasuna, Sevilla, Málaga, Espanhol e Atlético de Madrid. O Valência parece ser o mais sério candidato ao 3º lugar, deixando a luta por a vaga restante na Liga dos Campeões para as outras equipas mencionadas. A diferença pontual entre o 4º (Levante) e o 10º (Atlético de Madrid) é de apenas 7 pontos (desta posição para baixo a luta será outra), o que significa que faltando pouco mais do que uma volta para o fim do campeonato a luta pelos lugares que dão acesso às competições europeias adivinha-se intensa e bastante interessante. O natural é que, mais tarde ou mais cedo, algumas delas quebrem, visto que algumas poderão não lidar bem com a pressão de estarem nos lugares cimeiros ou por não apresentarem um plantel suficientemente bom em termos quantitativos e qualitativos para fazer face ao restante campeonato. Uma das equipas que mais destaco no grupo que referi é o Athletic de Bilbao.

A equipa basca tem apresentado um futebol que vai de encontro à boa qualidade dos jogadores que apresenta nas suas fileiras. Os jogadores que constituem o onze-base são na sua maioria bastante jovens, havendo lugar para dois jogadores mais experiente: o guarda-redes Gorka Iraizoz (30 anos) e o defesa-direito Andoni Iraola (29 anos).

O guarda-redes Iraizoz destaca-se pela segurança que dá ao sector defensivo. Nas laterais temos um misto de experiência e juventude: Iraola na direita e Aurtenetxe, de apenas 20 anos, na esquerda. Ambos os laterais são bastante participativos no processo atacante, mas destaco Aurtenetxe por ter uma boa capacidade de recuperação da sua posição na defesa quando a equipa perde a bola e por conseguir fazer bons cruzamentos com o seu pé esquerdo para a área. Já a zona central tem sido preferencialmente ocupado por Amorebieta e por Javi Martinez, médio defensivo de origem, que tem relegado Mikel San José para o banco de suplentes. Esta adaptação também surgiu devido a algumas lesões no centro defensivo, mas a realidade é que tem resultado. Amorebieta e Martinez completam-se um ao outro, pois o primeiro, sendo um pouco mais lento em relação ao seu companheiro, apresenta como principais armas o seu bom posicionamento e capacidade de fazer passes longos para o jogador mais avançado, enquanto o segundo apresenta como principais características o desarme, a antecipação e a capacidade de subir com a bola, colocando-a jogável para os seus companheiros.

O meio campo composto por Markel Susaeta, Ander Herrera, Ander Iturraspe e Óscar de Marcos é também um dos pontos fundamentais para o equilíbrio da equipa basca. Iturraspe é o jogador que joga mais recuado, mas não deixa de participar no processo de ataque. Susaeta é aquele que apresenta maiores características ofensivas, sendo pois o dono da ala direita do meio campo. O jogador que mais descai para a esquerda é Ander Herrera, mas com tarefas diferentes de Susaeta. A grande revelação no que toca a médios tem sido Óscar de Marcos, jogador de 22 anos, que actua como média mais ofensivo, trocando, por vezes, de posição com Ander Herrera.

Já na frente temos Iker Muniain, o mais recente craque do futebol basco, que joga livre na frente à procura de ajudar Fernando Llorente, o máximo goleador da equipa, na concretização. Llorente, apesar da sua compleição física, não fica à espera da bola para facturar. Muitas vezes é ele que desce até posições mais recuadas, trazendo consigo os centrais adversários, abrindo espaço para a entrada dos médios na grande área.

Esta é uma equipa que usa o jogo aéreo como uma das suas principais armas, pois possui jogadores capazes de fazer a diferença neste capítulo. É normal ver os centrais marcarem golos em cantos ou livres indirectos, assim como Llorente em cruzamentos dos seus companheiros. Exemplo disso é o jogo da última jornada em que na vitória por 3-0 face ao Levante os 3 golos foram marcados de cabeça por Llorente, San José e Amorebieta.

Esta é, sem dúvida, uma equipa que se avista como uma das principais candidatas à luta pelo 4º lugar da Liga Espanhola deste ano.

 

 

Por Cláudio Guerreiro

2 comentários

Comentar post