Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Minuto Zero

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

Minuto Zero

13
Jan12

3x4x3: Mercados

Minuto Zero

 

Com pouco dinheiro a circular no mercado europeu, e sobretudo pouca vontade de arriscar com grandes contratações, são equipas de médio-plano que vão brilhando no mercado do futebol do velho continente.

 

Das equipas ainda em competição na Liga Dos Campeões, destaque para a actividade do CSKA de Moscovo, com as contratações de Musa (ex-Venlo) e Wernbloom (ex-AZ). Jogadores jovens e com potencial, que vêm da Holanda para procurar um lugar como titular no plantel da equipa moscovita. Do que conheço, Musa poderá ser um jogador para explodir nesta boa equipa, que se habituou a fazer crescer bons alas, como foram casos de Zhirkov, Honda ou Krasic.

 

Também para Moscovo, mas desta feita para o rival Dynamo, segue Duzcdezsac, jovem extremo ex-Anzhi, onde de resto era uma das estrelas e titular na ala direita. Saí por quase 20 Milhões de euros, num negócio que põe em dúvida a amplitude do projecto do "novos ricos" do Anzhi.

 

Da Alemanha vem outra das equipas mais activas no mercado e que parece ter se voltado para jogadores portugueses ou do nosso campeonato. Vieirinha é o cabeça de cartaz, de uma renovação da equipa que foi à pouco tempo campeã alemão, mas que se vê hoje longe dos lugares cimeiros da Bundesliga. Com o extremo, seguem Filipe Lopes (ex-Nacional), Sissoko (ex-Académica), Ricardo Rodriguéz (ex-Zurich), Pieter Jirasék (ex-Pizen) e Sio (ex-Sion), tudo jogadores contratados por valores razoavelmente altos, todos eles jovens e com potencial de crescimento. Estou especialmente curioso para ver qual a evolução de Vieirinha agora num campeonato mais exigênte, mas também de Sissoko, jovem formado na Académica de Coimbra que explodiu esta temporada.

 

Nas equipas de top vai se falando em regressos. Foi o caso das "lendas vivas" Henry e Scholes, míticos jogadores de Arsenal e Manchester United que regressão às respectivas equipas.

De Henry, esperasse o mundo. Com um Arsenal com falta de referências (e de opções), sobretudo do meio-campo para a frente, o regresso de um dos melhores jogadores da sua história é mais do que a contratação de um jogador, um regresso a um passado de memórias. No relvado não poderia ter estreia melhor, apontando um golo decisivo no jogo de "estreia". Será sobretudo uma opção para gerir com cuidado, não digo que não vá conquistar um lugar no onze, resta saber se na esquerda ou ao centro. Seja como for, vale a pena ver o Arsenal e ficar à espera do velhinho Thiery. Mais lento, menos ágil, com menos ritmo competitivo, é um jogador bem diferente daquele que saiu do Arsenal.

Quanto a Scholes regressa após 6 meses da sua retirada. Menos mediático, poderá ser importante para colmatar as baixas de Anderson e Cleverley no eixo do meio-campo dos Red Devils. Embora sem o ritmo de outros tempos, Scholes passeia classe pelo campo. Longe vão os tempos em que jogava próximo dos pontas-de-lança. Hoje será um médio de saida para o ataque e apoio ao médio mais contido (Carrick ou Fletcher).

 

PSG, Chelsea e Anzhi eram as equipas de quem se esperava mais investimento. Para já apenas o PSG se reforça em peso, mas no caso para o banco. Ancellotti é treinador de top, para uma equipa que parece querer fazer do campeonato francês apenas um ponto de partida. Quem não chegou foi David Beckham, o que do ponto de vista futebolístico não será uma grande perca (com todo o respeito pela carreira do jogador), mas do ponto de vista do crescimento da marca PSG, ai sim, poderia ser uma mais valia incrível.

No Chelsea de Vilas Boas, Gary Cahill é grande aposta de mercado, central de bom nível que provavelmente irá deixar D.Luiz para o banco de suplentes, pelo menos enquanto for comentando os erros do costume. Tem de controlar o seu futebol para se confirmar como jogador de top.

 

Por Portugal, o Sporting vai mexendo com o mercado. Ribas vem do Génova como boa solução para o ataque, avançado mais móvel mas com veia goleadora, creio poder ser uma mais-valia. Renato Neto regressa como uma das promessas que o Sporting sempre teve de baixo de olho. É forte fisicamente, mas contra o Porto mostrou alguma imaturidade. Quanto a Xandão deixa-me algumas reticencias. Central alto, com pouca mobilidade, parece uma solução para o banco, jogador para equipas habituadas a defender mais atraz.

Quanto ao Benfica permanece sem resolver os casos Capdevilla, Amorim e Peréz. Dos dois últimos espero que fiquem e rendam aquilo que sabem, são de facto mais valias se quiserem estar de alma e coração no clube. O espanhol é caso serio, precisa de ser colocado para aliviar a folha salarial dos encarnados. De chegada, anunciam-se Djaniny e Soriano para a próxima temporada. Do Cabo Verdiano confesso não esperar mais do que minutos na equipa B, quanto ao segundo estou curioso para ver qual o impacto, no Barça B viram-se bons pormenores, resta saber o que vale numa equipa mais exigente.

 

A norte, o F.C. Porto reforçou a ala direita com um promissor lateral. Como já disse antes só estranho os valores do negócio, um autentico atentado de gestão tendo em conta que falamos de um lateral. Um estranho caso do qual duvido dos contornos negociais. Parece me que os 17 milhões de que se fala são pouco reais. Em campo, não tenho grandes dúvidas que acabará por se impor como titular.

Continua a faltar o ponta-de-lança, sobretudo depois da saída de Walter para o Cruzeiro.

 

Em Braga Luís Alberto (ex-Nacional) é elemento chave para o resto da temporada. Depois da saída de Vandinho que falta um jogador que "agarre" as rédeas como "6". Parece ser a escolha ideal no contexto do mercado nacional, não tenho dúvidas do seu sucesso imediato. Chegam também Samuel (ex-Anderlecht) e Miguel Lopes (ex-Porto), duas soluções para pegar destaque na equipa de bracarense.

Reforços de peso também serão Ukra e Zé Luís. Do primeiro continuo à espera que expluda definitivamente como jogador de grande qualidade. Quanto ao ponta-de-lança penso que vai deixar uma marca ainda este ano. Qualidade não lhe falta, é uma das minhas apostas para a segunda metade de Liga Zon.

 

By Tiago Luís Santos

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.