Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Minuto Zero

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

Minuto Zero

11
Jan12

Lado B

Bruno Carvalho

                        Renato Neto, o mais recente produto da Academia

 

Foi no passado sábado que Renato Neto se estreou como titular na equipa sénior de futebol do Sporting Clube de Portugal, no Estádio José de Alvalade, e logo contra o Futebol Clube do Porto. Estreou-se como titular, porque já tinha jogado alguns minutos na última jornada da época 2009/2010 contra o Leixões, quando Carlos Carvalhal era o treinador do Sporting.
Depois de Luís Figo, Simão Sabrosa, Ricardo Quaresma, Cristiano Ronaldo, Nani, Miguel Veloso, Rui Patrício e muitos outros, Renato Neto é o mais recente jogador formado na Academia do Sporting Clube de Portugal a entrar na equipa principal do clube de Alvalade.
Renato Neto tem a particularidade de ser brasileiro, facto que o diferencia de todos os outros que mencionei, no sentido em que os restantes jogadores formados pelo Sporting são na sua maioria portugueses. Este facto acaba por ir um pouco ao encontro do que disse Jorge Jesus há uns dias atrás, quando afirmou que os clubes portugueses são formadores de jogadores portugueses e… de jogadores estrangeiros.
Renato Neto ainda é um jovem, com apenas 20 anos, mas que ganhou muita experiência no campeonato belga ao serviço do Cercle Brugge, actuando em 16 jogos pela equipa belga em 18 possíveis.
As características fundamentais de Renato Neto são sobretudo a sua compleição física (mede cerca de 1,90 metros), a sua capacidade de passe e é um jogador que guarda muito bem a bola.
No jogo contra o FC Porto, Renato Neto denotou ainda algum nervosismo nos minutos iniciais, o que é normal para um jovem que se estreia como titular e logo num clássico da Liga Portuguesa, mas, com o desenrolar do encontro, acusou menos o nervosismo e envolveu-se mais no jogo.
Apesar de não ter jogado todo o encontro (foi substituído por volta dos 60 minutos de jogo), Renato Neto mostrou que pode ser um jogador a ter em conta e em atenção para o resto da presente temporada.
A aposta em Renato Neto só mostra que o Sporting continua a formar jogadores de grande qualidade, garantindo a sustentabilidade da Academia e do plantel principal sportinguista.
Na minha opinião, em todo o mundo, apenas o Barcelona e o Ajax conseguem formar jogadores de um nível de qualidade superior à do Sporting. Com isto quero dizer que, em Portugal, o Sporting é claramente o clube que forma mais jogadores tanto em quantidade como em qualidade.
Termino com a ideia de que Renato Neto tem tudo para ser um dos melhores jogadores do Sporting num período a médio/longo prazo.