Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Minuto Zero

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

Minuto Zero

09
Jan12

...

Cláudio Guerreiro

O fenómeno Neymar

 

 

Neymar da Silva Júnior é o nome da maior promessa do futebol brasileiro dos dias de hoje. Quando se estreou aos 17 anos na equipa do Santos, num jogo a contar para o campeonato paulista, os adeptos santistas perceberam que aquele jogador lhes poderia vir a dar muitas alegrias.

 

Neymar e Paulo Henrique Ganso são os principais destaques da equipa brasileira que alia a juventude destes 2 jogadores com a experiência de jogadores mais veteranos, entre eles Elano, Léo, Edu Dracena e Durval. Este aliança de irreverência e experiência foi um dos principais factores que contribuiu para que o Santos voltasse a vencer a Taça Libertadores em 2011. Esta foi apenas a terceira vez que a equipa brasileira conquistou o mais importante título continental da América do Sul, pois a última vitória datava de 1963. Tal vitória permitiu que a equipa participasse no Mundial de Clubes, ocorrido no passado mês de Dezembro.

 

 Estamos perante um excelente jogador que alia uma grande velocidade a um extraordinário drible. No entanto, apesar das suas qualidades que são inegáveis, ainda não apresenta a capacidade de carregar a equipa às costas como lhe foi exigido na final do Mundial de Clubes. É verdade que a final foi contra a fortíssima equipa do Barcelona, mas a pressão colocada pela imprensa brasileira, e também alguma internacional, contribui para que brilhasse menos.

 

Para que se torne ainda melhor jogador, Neymar precisa de emigrar para a Europa, pois só assim será possível lapidar todas as suas qualidades. Contundo, também precisa de mudar algo a nível psicológico. O futebol está cheio de jogadores que possuem um feitio algo complicado e que graças a isso não ganharam os títulos, tanto a nível pessoal como colectivo, que lhes pareciam destinados no inicio das suas carreiras. Caso não mude esta tendência para entrar em conflitos, dificilmente Neymar conseguirá superar-se enquanto jogador.

 

É conhecido o grande interesse de grandes equipas como o Real Madrid, Barcelona e Chelsea. No entanto, a equipa inglesa parece partir em desvantagem, uma vez que Neymar não parece interessado em mudar-se para um campeonato em que o físico impera, muitas das vezes, sobre o técnico. Por isso, o campeonato espanhol parece ser o destino mais provável da nova estrela brasileira, a não ser que haja outra grande equipa a intrometer-se na corrida pela sua transferência.

1 comentário

Comentar post