Segunda-feira, 2 de Janeiro de 2012
Bloco Triplo

NOTAS SOLTAS I

 

Com as festas terminadas e com o campeonato nacional em stand-by até ao próximo dia 7, deixo aqui alguns tópicos relevantes que marcaram o 2011 voleibolístico e terão influência para o resto do campeonato que se espera tão competitivo como a sua primeira metade.

 

Tiago Violas está de malas feitas com destino à Polónia e quem o diz é a Federação Portuguesa de Voleibol. A FPV avança, em primeira mão, na página de Facebook que, segundo o site do Esmoriz GC (que se encontra temporariamente indisponível), o jovem distribuidor terá chegado a acordo com um clube polaco. Apesar de não se saber qual é a equipa e não ser possível ter acesso a mais dados, é uma notícia extremamente positiva. O valor do jogador português foi finalmente reconhecido. O internacional português há muito tempo que vinha dando provas do seu valor e, ao que parece, teve a sua recompensa. Depois de Maia ter experimentado Itália e Nuno Pinheiro se ter instalado por França, Violas dá continuidade ao bom nome dos distribuidores portugueses com uma transferência para a Polónia. Será um desafio exigente e um salto qualitativo enorme. Resta a Violas provar se está à altura desta nova etapa que, recorde-se, será a sua primeira aventura no estrangeiro.

 

 

O voleibol português está de parabéns. Benfica e Fonte do Bastardo elevaram um pouco mais o nome de Portugal com importantes vitórias nas competições europeias onde participaram. Os campeões nacionais eliminaram a formação alemã do Evivo Duran e estão agora nos 16avos da Challenge Cup, conseguindo um apuramento histórico. Uma dupla vitória (3-0 nos Açores e 3-2 na Alemanha) permitiu aos insulares seguir em frente na prova. Por sua vez, o SL Benfica obteve o 3º lugar no conceituado torneio Ermasport, ao vencer o clube espanhol do CMA de Soria Numancia por 3-1. Foi um torneio que reuniu formações de topo no contexto europeu e apenas prova o elevadíssimo valor do plantel do Benfica para esta época. Com a adição de caras como Kibinho e Roberto Reis, este Benfica certamente estará na luta pelo título. Estão na calha intensos duelos com a AJFB para a desforra da final do ano passado.

 

 

Com o campeonato senior praticamente a meio e analisando as estatísticas, é possível destacar alguns factos que considero relevantes. Nas habituais seis ações de jogo analisadas pela estatística da FPV, três jogadores portugueses aparecem no primeiro lugar. Filipe Pinto é o melhor pontuador, Marcel Gil é o melhor blocador e Alexandre Ferreira é o melhor servidor. Isto apenas mostra o bom trabalho que se tem feito ao nível da formação e mostra também que o voleibol ensinado em Portugal pode equiparar-se ao trabalho que se faz no estrangeiro. Estes três jogadores comprovam que o nível das seleções portuguesas tem tudo para ser alto nos próximos anos.

 

 

Ricardo Lima está de saída do Leixões SC. Quem o diz é o próprio jogador, numa nota deixada na página de Facebook do clube. Para os verdadeiros apreciadores desta modalidade, é triste ver um jogador deste calibre sair por ordenados em atraso. É apenas mais um exemplo da gestão precária que tem sido o "pão nosso de cada dia" no clube matosinhense, o que tem resultado numa instabilidade constante e em épocas completamente díspares entre si, o que leva a uma falta de consistência nas equipas seniores.

 

 

Uma nota extremamente positiva para o jornal Record que, ao sair das habituais crónicas de jogos que abundam nos media portugueses, decidiu inovar e, na minha opinião, acertou na mouche. O jornal entrevistou Miguel Maia, o melhor jogador português da atualidade. É uma entrevista extensa, onde são abordados vários aspetos, desde a biografia à carreira do atleta. Espero que se mantenha a tendência para aumentar a divulgação que o voleibol tanto merece.

 

 

Por fim, deixo uma nota extremamente positiva ao I Viana Volley Cup, torneio de formação organizado pelo Viana VC e apadrinhado por Miguel Maia. Na minha condição de treinador de formação, considero extremamente positiva a iniciativa. Por feedbacks recebidos, soube que foi um evento que correu bem e espero que perdure, para que os jovens tenham cada vez mais oportunidades de aliar a competição ao convívio, como vem sendo hábito na já “veterana” Lousã Summer Cup ou o TIVE. Na ótica dos treinadores/clubes, um torneio nesta altura é importante, uma vez que permite afinar e corrigir estratégias para preparar a segunda e a mais importante etapa do campeonato. Parabéns aos vencedores e desejos de bons campeonatos!

 



publicado por Ricardo Norton às 17:52
link do post | comentar

1 a zero:
De João Perfeito a 2 de Janeiro de 2012 às 19:09
Apesar de geneticamente não sermos um povo muito alto, o português típico tem capacidades técnicas muito boas. Por isso penso que não é de estranhar termos sempre distribuidores que estão na berlinda da Europa e do Mundo.

Vendo a selecção Nacional de Voleibol, acompanhando também pelo menos todos os anos alguns jogos das melhores selecções Mundias- noto claramente que a principal diferença entre os portugueses e os demais é a sua mentalidade e a sua maior probabilidade para fazer erros infantis.

No dia em que a federação de volei se interesse por dinamizar mais este desporto e no dia em que os nossos jogadores pensarem que podem ir mais além certamente teremos resultados melhores.

O voleibol não é o basquetebol e ganhar por 3-0 ao Brasil à uns anos provou que esta selecção (mesmo com outros jogadores da altura) tem tudo para se catapultar para outro patamar

Penso que não estou a ser optimista de mais...


De Ricardo Norton a 2 de Janeiro de 2012 às 22:58
Concordo plenamente João. É só preciso acreditar e dinamizar a sério esta modalidade para nos batermos com as potências mundiais. Uma mudança de mentalidades precisa-se urgentemente!


Comentar post

pesquisar neste blog
 
Equipa Minuto Zero'
Links
Também Tu Podes Participar!

Participa na Equipa Minuto Zero'

subscrever feeds
Arquivo

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010